No CFO, Luana Lira e Rafael Max se classificam para o Mundial de Esportes Aquáticos Doha 2024
Pela Taça Brasil, disputada no Centro de Formação Olímpica, em Fortaleza, seis atletas atingiram índice B. Já são dez brasileiros no total classificados para o Mundial no Catar
19:45 | Dez. 09, 2023
No caminho para a classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, cerca de 300 atletas participam no Centro de Formação Olímpica, em Fortaleza (CE), da Taça Brasil, o Campeonato Brasileiro de Saltos Ornamentais. A competição adulta serve como seletiva para o Mundial em Doha, evento crucial para a qualificação olímpica.
A disputa, que começou no dia 4 de dezembro, terá seu desfecho neste domingo, dia 10. Na tarde deste sábado, 9, ocorreram as finais das modalidades Trampolim de 3m Feminina e Masculina, além da Trampolim de 3m Feminina Sincronizado e dois atletas confirmaram a classificação para o Mundial no Catar. Já são dez brasileiros classificados ao total.
Inicialmente, Luana Lira saiu com a medalha de ouro da primeira prova, mas não com a classificação. Ela foi conquistada no Sincronizado Feminino com Anna Santos — já classificada pelo índice nas provas de 1m e 3m do trampolim individual, finalizando com três classificações.
“A gente se prepara fisicamente e mentalmente para chegar na competição e colocar o nosso melhor no dia”, disse Luana Lira, em relato ao Esportes O POVO. A atleta também contou que a preparação não pausa durante a semana e segue de forma intensa entre segunda e sábado para conquistar a vaga para as próximas Olimpíadas.
Rafael Max e Luís Felipe Moura foram ouro e prata, respectivamente, e alcançaram índice B - pontuação classificatória para Doha -. Assim, Rafael, que quase atingiu índice A (por 0,99 pontos), garantiu sua ida para o mundial, Luís Felipe já estava classificado em outras duas modalidades, completando três índices B.
O Brasil já fez história nesta jornada para Paris 2024 ao garantir, pela primeira vez, duas vagas nos Jogos Olímpicos logo na primeira seletiva, o Mundial de Fukuoka 2023. Ingrid Oliveira e Isaac Souza foram finalistas na Plataforma Individual, conquistando assim suas vagas olímpicas, um feito inédito para o país.
Quatro atletas já haviam garantido suas vagas no Mundial de Doha através dos Jogos Pan-americanos Santiago 2023. Diogo Silva e Isaac Souza, no masculino, e Ingrid Oliveira e Giovanna Pedroso, no feminino, todos na prova de plataforma. Por isso, ficaram de fora da competição em Fortaleza, já com seus lugares assegurados no próximo grande desafio.
A competição já teve seis classificados para representar o Brasil em Doha. Anna Lúcia dos Santos competirá no Trampolim 1m e 3m - individuais -, além do 3m Sincronizado com Luana Lira, enquanto Rebeca Santana também buscará destaque no Trampolim 3m. Luís Felipe Moura brilhará no Trampolim 1m e 3m - individuais -, disputando também o de 3m Sincronizado no qual atingiu índice B duas vezes, uma ao lado de Rafael Max e outra com Rafael Borges.
O evento em Fortaleza contou com a presença de atletas olímpicos, como Luana Lira (Tóquio 2020) e Jackson Rondinelli (Rio 2016), juntamente com os competidores pan-americanos Rafael Fogaça e Rafael Max (Santiago 2023). A escolha de Fortaleza como sede da Taça Brasil faz parte de um projeto de massificação da modalidade, expandindo o alcance dos saltos ornamentais para diferentes regiões do país.
Lista de classificados para Mundial de Esportes Aquáticos:
- Anna Lúcia dos Santos: Trampolim 1m e Trampolim 3m individual; Trampolim 3m sincronizado
- Giovanna Pedroso: Plataforma 10m e Plataforma 10m sincronizado
- Ingrid Oliveira: Plataforma 10m e Plataforma 10m sincronizado
- Luana Lira: Trampolim 3m sincronizado
- Rebeca Santana: Trampolim 1m
- Diogo Silva: Plataforma 10m e Plataforma 10m sincronizado
- Isaac Souza: Plataforma 10m e Plataforma 10m sincronizado
- Luís Felipe Moura: Trampolim 1m e Trampolim 3m; Trampolim 3m sincronizado
- Rafael Borges: Trampolim 3m sincronizado
- Rafael Max: Trampolim 3m