Verstappen faz história e iguala Vettel como terceiro com mais vitórias na F1; veja números
Piloto da RBR venceu o Grande Prêmio de Las Vegas neste domingo, 19. Com isso, alcançou 53 vitórias em sua carreira e igualou VettelO piloto Max Verstappen, da Red Bull Racing, venceu o Grande Prêmio de Las Vegas na madrugada do último domingo, 19. Charles Leclerc (Ferrari) e Sergio Pérez (RBR) completaram o pódio. Com o resultado, o tricampeão Verstappen alcançou a marca de 53 triunfos na Fórmula 1 em sua carreira, igualando o tetracampeão alemão Sebastian Vettel.
>>> Clique para seguir o novo canal do Esportes O POVO no WhatsApp
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Quem lidera a lista é o britânico Lewis Hamilton, com 103 vitórias. O alemão Michael Schumacher vem em seguida, somando 91. Ambos são heptacampeões mundiais. Após Vettel e Verstappen, o tetracampeão francês Alain Prost aparece com 51 vitórias. Ayrton Senna, tricampeão, é o sexto, tendo 41.
Verstappen estreou na Fórmula 1 em 2015, pela Toro Rosso, atual AlphaTauri, aos 17 anos. Naquele campeonato, seus melhores resultados foram o quarto lugar no GP da Hungria e dos Estados Unidos. O holandês iniciou a temporada seguinte na equipe, mas após quatro etapas, foi promovido para a Red Bull Racing, substituindo o russo Daniil Kvyat.
Debutando pela RBR, na Espanha, Verstappen largou do quarto lugar e terminou em primeiro, tornando-se o mais jovem a vencer uma corrida na Fórmula 1. Foi também a primeira vitória da Holanda na categoria. O piloto acumulou triunfos, poles e pódios nos anos seguintes, sendo o terceiro colocado na disputa geral em 2019 e em 2020.
Verstappen sagrou-se campeão mundial pela primeira vez em 2021, quando disputou com Lewis Hamilton (Mercedes) até os últimos instantes da última corrida. Seu bicampeonato veio em 2022, obtendo 15 vitórias no ano. Esse foi o recorde de triunfos de um piloto na mesma temporada. O monegasco Leclerc ficou com o vice na ocasião.
Em 2023, o marco de 15 triunfos foi quebrado pelo próprio holandês: são 18 etapas subindo no lugar mais alto do pódio, incluindo pistas como Mônaco, Interlagos (Brasil) e Las Vegas, mais recente. Já campeão, o esportista tem 85,7% de aproveitamento em corridas no ano: é a melhor marca da história e, ainda que diminua caso não vença na etapa final, o recorde é garantido.
Esta temporada da Fórmula 1 será encerrada no circuito de Abu Dhabi, no domingo, 26, a partir das 10 horas (horário de Brasília). Verstappen, que triunfou nas duas edições mais recentes deste GP, terá a chance de ultrapassar Vettel, isolando-se no pódio histórico da categoria.
Veja os pilotos com mais vitórias na história da Fórmula 1:
1º - Lewis Hamilton - 103
2º - Michael Schumacher - 91
3º - Sebastian Vettel - 53
3º - Max Verstappen - 53
5º - Alain Prost - 51
6º - Ayrton Senna - 41
7º - Fernando Alonso - 32
8º - Nigel Mansell - 31
9º - Jackie Stewart - 27
10º - Jim Clark - 25
10º - Niki Lauda - 25