Com belga campeão no masculino e australiana no feminino, Ironman reúne mil atletas em Fortaleza
Nas categorias profissionais, o belga Marten Van Riel ficou com o título no masculino, enquanto a australiana se garantiu no Ellie Salthouse feminino
19:46 | Nov. 19, 2023
Fortaleza foi palco da 8ª edição do Ironman 70.3. Realizada na avenida Beira Mar, a competição de triathlon reuniu mais de mil atletas participantes na manhã deste domingo, 19, para as disputas de natação, ciclismo e corrida. Com status de campeonato latinoamericano, o torneio classificou competidores para o Mundial da categoria em 2024, sediado na Nova Zelândia.
A competição envolve o duro desafio de completar em menos tempo 1,9 km de natação, 90,1 km de ciclismo (até São Gonçalo do Amarante) e 21,1 km de corrida. Com premiação total de US$ 50 mil (aproximadamente R$ 250 mil), a disputa foi conquistada pelo belga Marten Van Riel, na categoria profissional masculina. Dominando a prova do começo ao fim, ele superou o calor da Capital e completou o percurso com o tempo de 03:43:57.
Já na categoria profissional feminina, a australiana Ellie Salthouse foi a grande campeã após liderar as três modalidades e fechar sua participação com o tempo de 04:16:34.
Entre os profissionais, o brasileiro com melhor colocação foi André Lopes, de Florianópolis, que realizou toda a prova em 03:50:31. Com o resultado, ele se classificou para o Mundial da categoria que será realizado na Nova Zelândia no ano que vem.
Ao todo, os três melhores colocados nas categorias profissionais masculina e feminina se classificaram para o torneio internacional. Outros 75 atletas, nas mais diversas categorias amadoras divididas por faixa etária, também garantiram vaga.