Capacetes de Lewis Hamilton: quem é o brasileiro por trás das artes

Raí Caldato trabalhou com Lewis Hamilton por seis temporadas; conheça o brasileiro por trás dos capacetes do heptacampeão mundial de Fórmula 1

00:13 | Nov. 04, 2023

Por: Caynã Marques
Raí Caldato teve sua primeira produção para a Fórmula 1 em 2010, quando produziu o design do capacete de Bruno Senna (foto: Reprodução/ Instagram @caldatodesign)

Com grande importância para os pilotos, os seus capacetes cada vez mais viraram um item que pode ser variado conforme o estilo de seu proprietário. Um dos pilotos de Fórmula 1 que mais usa variações de capacetes é o heptacampeão Lewis Hamilton e um dos grandes responsáveis por isso é o brasileiro Raí Caldato.

Sua adoração por todo o mundo em volta da Fórmula 1 se deu desde quando ainda era criança, quando seu pai lhe incentivava a acompanhar corridas, principalmente do seu ídolo Ayrton Senna. O artista contou ao jornal R7 que foi apresentado à categoria pelo seu pai, Roberto Caldato, quando assistiu pela televisão Nelson Piquet conquistar o seu primeiro título da carreira.

Clique aqui para seguir o canal de Esportes do O POVO no WhatsApp

Ele relatou durante o depoimento que a sua primeira experiência em uma pista de corrida foi ao retorno dos Grandes Prêmios do Brasil para Interlagos.

“Naquele dia, eu me lembro muito bem que na hora que vi a Fórmula 1 ao vivo, minha paixão multiplicou por cem. Eu tremi inteiro com aquele som maravilhoso, o Ayrton (Senna) na minha frente”, disse.

Como fã do esporte automobilístico, Raí, quando quis procurar uma profissão para exercer, sempre buscou algo envolvido a esta paixão, mas por conta do mercado de trabalho pouco flexível, quase abandonou seu sonho para seguir outra carreira.

Raí Caldato: o início da arte do brasileiro com capacetes

Foi quando em 2010 apareceu um concurso para desenhar o capacete que o piloto Bruno Senna iria usar durante o GP do Brasil, que iria celebrar os 50 anos de Ayrton Senna.

Com o incentivo de sua família, ele acabou criando um modelo e se inscrevendo. Logo após, veio a resposta positiva de que iria produzir o seu primeiro design de um capacete de Fórmula 1, que celebraria os 50 anos de um dos responsáveis que lhe fez criar uma paixão por corridas.

F1: Ferrari apaga imagem do GP de Interlagos após polêmica; ENTENDA

Raí Caldato: o começo da parceria com Lewis Hamilton e seus capacetes

Em 2017, apareceu mais um concurso para design de equipamentos automobilísticos, desta vez para estampar o capacete do até então tricampeão mundial, Lewis Hamilton.

O designer venceu a concorrência de outras 8.000 criações ao redor do mundo. A arte proposta continha referência a Ayrton Senna, ídolo também do piloto.

Ao todo, foram quatro títulos ao lado de Hamilton e seis anos na produção de seus capacete. Raí produziu peças icônicas, como um capacete em apoio ao “Black Lives Matter”, uma homenagem a George Floyd, americano assassinado por policiais, e um capacete que fez alusão às cores da bandeira LGBT. 

O brasileiro esteve na produção de capacetes para Hamilton de 2017 até 2022, quando a parceria foi interrompida por decisão do brasileiro, que decidiu dedicar um maior tempo à sua família após perder o pai.

Fórmula 1: GP de São Paulo tem contrato renovado até 2030; CONFIRA