F1: Ferrari apaga imagem do GP de Interlagos após polêmica; entenda

No intuito de divulgar o GP de Interlagos, a Ferrari compartilhou um pôster promocional homenageando a cidade de São Paulo, mas deu errado; confira

00:48 | Nov. 02, 2023

Por: Caynã Marques
Carlos Sainz e Charles Leclerc, atuais pilotos da Ferrari (foto: Lillian SUWANRUMPHA / AFP)

A Fórmula 1 (F1) vai retornar ao Brasil e, neste final de semana, acontecerá o Grande Prêmio de Interlagos, em São Paulo. As equipes sempre compartilham pôsteres promocionais divulgando o evento e homenageando a cidade-sede. Porém, a Ferrari escolheu a pior forma de representar São Paulo.

Clique aqui para seguir o canal de Esportes do O POVO no WhatsApp

A imagem, que era para servir de homenagem à cidade paulista, estava repleta de árvores, com um rio e destaque para um modelo de seu automóvel. A imagem que foi compartilhada no X (atual nomenclatura do Twitter) foi duramente criticada pelos fãs e, em poucos minutos, ela foi apagada pelo perfil da equipe.

São Paulo é um ambiente em que a economia é aflorada, com enormes prédios, o que é bastante diferente da representação em que a equipe de automobilística decidiu demonstrar através da imagem, que tem características mais próximas de outro local brasileiro, a Floresta Amazônica.

Pérez admite que vive sua temporada mais difícil na Red Bull; SAIBA MAIS

Erro duplo na Fórmula 1

A Alphine, equipe francesa da Fórmula 1, compartilhou uma imagem que deveria ser uma "representação" da cidade de São Paulo e, assim como a Ferrari, foi bastante criticada e teve sua postagem removida. Um perfil bastante popular por trazer conteúdo de Fórmula 1 nas redes, o EFFE1, postou as duas imagens com fortes críticas.

To all fricking f1 teams: BRAZIL IS NOT ONLY RAIN FOREST, NOT EVEN SAO PAULO.

GOOGLE IT BEFORE MAKE A POSTER ABOUT IT. pic.twitter.com/9tOx5DQlBp

— EFFE1 (@canaleffe1) November 1, 2023

Fórmula 1: reação dos fãs

Os fãs reagiram às duas imagens. "A Ferrari PURIFICOU o Tietê", falou em tom de ironia com a comparação sobre o rio paulista que é conhecido pela sua poluição.

"Eu discordo um pouco desse negócio de ser obrigado a ter uma característica de São Paulo só porque o GP é lá. Acho legal eles também valorizarem outras partes do Brasil, até porque os fãs de Fórmula 1 não são só de SP, e sim do Brasil todo", relatou outro fã, em defesa da equipe italiana.

Verstappen vence GP do México e quebra recorde de vitórias em uma temporada; CONFIRA