Mundial de ginástica: Rebeca Andrade supera Simone Biles e é ouro no salto

Dona de duas pratas no Mundial da Antuérpia, brasileira venceu a norte-americana Simone Biles na competição por aparelhos

Pela primeira vez na carreira, a ginasta brasileira Rebeca Andrade venceu a norte-americana Simone Biles e ficou com um ouro. A vitória veio no Mundial da Antuérpia, na Bélgica, na manhã deste sábado, 7 de outubro. O triunfo foi na final por aparelhos, no salto.

A brasileira já acumulava duas pratas na competição, ambas com Simone Biles no topo do pódio. A primeira foi o histórico vice-campeonato da seleção brasileira, apenas atrás das norte-americanas na final por equipes. A segunda foi o individual geral, com um pódio 100% formado por mulheres negras.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Na prova deste sábado, Rebeca Andrade executou as duas tentativas de forma praticamente perfeita e obteve a média de 14,750 pontos. Antes dela, a maior multicampeã Simone Biles os movimentos de maior pontuação na ginástica homologado em mundial, o qual leva seu nome: Biles II. Porém, não conseguiu completar o movimento e caiu, acumulando 14.549 pontos e a prata.

Já a sul-coreana Yeo Seojeong, com 14,416 pontos, completou o pódio.

Após receber o tão sonhado ouro, Rebeca afirmou que o ouro é fruto do trabalho que está sendo feito e dando certo. "Trabalho de todo mundo para eu conseguir controlar minha mente e meu corpo. Deu tudo certo", celebrou.

 

Rebeca x Biles: Um duelo histórico

Nas Olimpíadas de Tóquio 2020, Rebeca e Biles foram destaques por motivos distintos. A norte-americana, uma das maiores atletas da história do esporte, enfrentou problemas psicológicos e acabou se retirando da competição. Já Rebeca atingiu resultado histórico, com um ouro (salto) e uma prata (individual geral).

À época, a brasileira exaltou a coragem da americana. "As pessoas têm que entender que o atleta não é robô, é humano. A decisão que ela (Simone Biles) tomou foi a mais sábia que ela poderia tomar por ela, nem pelos outros. Não se brinca com a cabeça”, comentou Rebeca.

O Mundial da Antuérpia marca o terceiro ouro de Rebeca Andrade em Mundiais — mas o primeiro em que superou Simone Biles. Durante hiato competitivo da norte-americana, entre 2021 e 2023, a paulista venceu o individual geral em Liverpool-2022 e o salto em Kitakyushi-2021.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar