MPF pede abertura de inquérito contra Nelson Piquet após declaração contra Lula
Durante manifestações contra o resultado das eleições presidenciais, o apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a citar "Lula no cemitério"
09:11 | Nov. 04, 2022
O Ministério Público Federal (MPF) pediu nesta quinta-feira, 3, a abertura de um inquérito para analisar a conduta do ex-piloto Nelson Piquet por declaração feita contra o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com o MPF, a fala configura "possível incitação pública à crime" e "à animosidade entre as Forças Armadas e os poderes constituídos".
Apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), Piquet, durante manifestações contra o resultado das eleições presidenciais, chegou a citar "Lula no cemitério" durante a gravação de um vídeo, além de ofender o presidente eleito com palavrões.
Leia mais
O MP considera que Piquet "incita a prática de atos concretos de violência contra o governante eleito" com suas declarações no vídeo.
Piquet também negou o resultado das eleições presidenciais deste ano. Para o órgão, a fala não se limita a meras expressões de opinião, mas formas de incitação dirigida à população em geral.
O procurador da República Paulo Roberto Galvão de Carvalho determinou que Piquet seja ouvido.
"As declarações proferidas por Nelson Piquet, em análise preliminar, aparentam não se limitar a meras expressões de opinião a respeito do governo eleito – situação em que seriam constitucionalmente asseguradas -, podendo constituir de forma concreta formas de incitação dirigida à população em geral, voltadas tanto à prática de violência contra o candidato eleito, assim como à animosidade entre as Forças Armadas e os poderes constituídos", destacou.