Filipe Toledo derrota Ítalo Ferreira e conquista inédito título mundial de surfe
Desta forma, Filipinho se junta a Gabriel Medina, Adriano de Souza e Ítalo Ferreira, tornando-se o quarto brasileiro a atingir o topo do surfe mundial
21:30 | Set. 08, 2022
Nesta quinta-feira, 8, o Brasil aumentou sua lista de campeões mundiais de surfe. Em final brasileira, Filipe Toledo derrotou Ítalo Ferreira, atual campeão olímpico e campeão mundial em 2019, na final da WSL Finals, em Lower Trestles, na Califórnia (EUA), e conquistou o título da categoria.
Após ser melhor que o compatriota nas duas primeiras baterias, Filipinho, como é conhecido, nem precisou disputar a terceira para se consagrar campeão. Esta foi a primeira vez que o brasileiro levantou o troféu após nove anos na elite do surfe mundial.
Aos 27 anos, Filipe Toledo se destaca desde sua estreia na categoria, em 2013. No ano passado, o surfista de Ubatuba, litoral de São Paulo, bateu na trave e ficou com o vice, após perder a final para o também brasileiro Gabriel Medina.
Filipe Toledo entra para seleto grupo de campeões
Agora, Filipinho se torna o quarto brasileiro a atingir o topo do surfe mundial. Além dele, Gabriel Medina possui três títulos, Adriano de Souza e Ítalo Ferreira conquistaram um cada. Assim, ao todo, o Brasil acumula seis títulos mundiais da WSL.
Presente entre os quatro melhores do mundo nas últimas três temporadas, Filipe Toledo foi dominante em 2022. Venceu as etapas de Bells Beach e Saquarema, além da que lhe garantiu o título. Na final, fez 15,13 a 14,97 em primeira bateria apertada. Já na decisiva, somou 16,50 contra 14,93 de Ítalo. Antes mesmo do estouro do tempo, o campeão já estava completamente emocionado.