Triatleta pega bicicleta do público para completar prova e sobe ao pódio

A Federação de Triathlon do Estado do Ceará, entretanto, revisou o caso nesta segunda-feira, 29, e decidiu desclassificar Lucas Matheus da competição por ter infringido duas regras

18:08 | Ago. 29, 2022

Por: Mateus Moura
Momento em que Lucas Matheus pega a bicicleta de uma pessoa do público para seguir na competição (foto: Reprodução/ Fortaleza Ordinária)

O Campeonato Cearense de Sprint Triathlon, que aconteceu no último sábado, 27, ficou marcado por uma cena inusitada envolvendo Lucas Matheus, competidor da Rede Cuca. Na ocasião, o pneu da bicicleta do triatleta furou durante a prova de ciclismo, o que o incapacitava de continuar. A solução foi simples: pegou uma bike emprestada do público para seguir pedalando até a linha de chegada.

A bicicleta, embora diferente dos padrões de uma competição de alto nível, foi o suficiente para Lucas não só concluir a etapa, como alcançar o terceiro lugar no pódio. A cena de superação e força de vontade foi registrada por uma pessoa da plateia, que captou o momento em que o triatleta recebeu a “nova” bike.

Fetriece desclassificou Lucas Matheus

A filmagem, claro, gerou grande repercussão nas redes sociais. Apesar de ter subido ao pódio e recebido a premiação pelo terceiro lugar, Lucas foi, nesta segunda-feira, 29, desclassificado da competição. O anúncio foi realizado pela Federação de Triathlon do Estado do Ceará (Fetriece), que alegou que o triatleta cometeu duas infrações previstas no manual de regra da Confederação Brasileira de Triathlon:

1 - Não será permitido ao atleta realizar troca de bicicletas em qualquer hipótese;
2 - Não é permitido a utilização de recipientes, bem como usar qualquer tipo de equipamento ou acessório que possa colocar em risco outros competidores ou a si próprio (neste caso, a bicicleta que Lucas pegou na plateia tinha uma cesta acoplada na parte traseira).