Rede Cuca será a quarta equipe de esporte coletivo do Estado na primeira divisão

O time masculino de vôlei recebeu o convite para disputar a Superliga na última quinta-feira, 4, após exclusão do Funvic Natal-RN

10:50 | Ago. 09, 2022

Por: Juliete Costa
Rede Cuca vence Araguari por 3 sets a 1 no primeiro jogo da semifinal da Superliga B de vôlei (foto: Rogério Rodrigues/Rede Cuca)

Confirmado na Superliga de vôlei, o Rede Cuca será a quarta equipe do Estado na primeira divisão de esportes coletivos. Com isso, o time integrará o seleto grupo que conta com Ceará e Fortaleza, ambos na Série A do Brasileirão, além do Fortaleza BC/CFO, no Novo Basquete Brasil (NBB). Os cearenses tiveram uma campanha histórica na categoria de acesso da modalidade na temporada 2021/2022, encerrando na terceira colocação do campeonato.

O time masculino do Cuca ganhou a vaga para a elite do voleibol nacional após a exclusão do Funvic Natal-RN, que não cumpriu com os requisitos financeiros para participar da competição. Esta será a primeira participação de uma equipe cearense na história da elite do vôlei nacional masculino, e somente a segunda de um nordestino. O primeiro da região havia sido o escrete potiguar.

O Rede Cuca recebeu o convite na última quinta-feira, 4, por ter sido o terceiro colocado na Superliga B na temporada 2021/2022. Os gestores do complexo se reuniram com a Secretaria Municipal da Juventude para viabilizar a participação da equipe cearense na Liga. O anúncio foi feito na última sexta, 5, pelo prefeito de Fortaleza, José Sarto, através das redes sociais.

A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) ainda não divulgou a tabela da Superliga 2022/2023, que deve ter início em outubro. Além da equipe cearense, competirão: Sada Cruzeiro (MG), Fiat/Gerdau/Minas (MG), Sesi-SP, Vedacit Vôlei Guarulhos (SP), Apan/Eleva (SC), Vôlei Renata (SP), Farma Conde Vôlei – São José (SP), Montes Claros América Vôlei (MG), Brasília Vôlei (DF), Suzano Vôlei (SP) e Uberlândia Vôlei/Praia Clube (MG).

Campanha na Superliga B 2021/2022

O time de vôlei do Cuca nasceu de um projeto social da Prefeitura de Fortaleza, e é formado por atletas amadores. A comissão técnica é composta por funcionários do complexo e voluntários. O Rede Cuca surpreendeu na Superliga B 2021/2022 e encerrou sua participação com 100% de aproveitamento em casa e a terceira melhor campanha da competição. Os cearenses foram eliminados na semifinal pelo Araguari-MG após campanha histórica.