Atletas ucranianos que atuam na NBA pedem fim da invasão russa
Pivô Alex Len, do Sacramento Kings, e o ala-armador Svi Mykhailiuk, do Toronto Raptors, emitiram comunicado condenando ofensiva da Rússi contra a Ucrânia e manifestando apoio a seus compatriotas
19:19 | Fev. 25, 2022
A invasão russa à Ucrânia tem gerado apreensão ao redor do mundo e motivado protestos de atletas de várias modalidades esportivas. No basquete, não é diferente. Nessa quinta-feira, 24, Alex Len e Svi Mykhailiuk, jogadores ucranianos que atuam na NBA, emitiram um comunicado conjunto para condenar a ofensiva da Rússia contra o país e manifestar apoio a seus compatriotas.
"Uma grande tragédia se abateu sobre nossa querida pátria, a Ucrânia. Condenamos categoricamente a guerra", diz o texto, publicado pelos dois jogadores em suas redes sociais.
"A Ucrânia é um estado pacífico e soberano, habitado por pessoas que querem decidir seu próprio destino. Rezamos por nossas famílias, amigos e todas as pessoas que estão no território da Ucrânia", observou. "Esperamos que esta terrível guerra termine o mais rápido possível".
O pivô Alex Len, de 28 anos, tem média de 6,2 pontos em 17 minutos por jogo nesta temporada com o Sacramento Kings, que nesta quinta-feira enfrenta o Denver Nuggets na rodada em que a NBA recomeça após o intervalo devido ao All-Star Game.
Já Mykhailiuk, de 24 anos, também tem um papel de apoio no Toronto Raptors, com média de 5,3 pontos em 15,2 minutos.
Outros atletas ucranianos, como o jogador de futebol Oleksandr Zinchenko (do Manchester City-ING) e a tenista Elena Svitolina, também pediram apoio ao seu país, onde mais de 100 pessoas morreram durante o primeiro dia da ofensiva russa, segundo o governo ucraniano.