Olimpíadas de Inverno não registram casos de Covid-19 pela primeira vez

Os quase 3 mil atletas e mais de 60 mil voluntários, funcionários de apoio, jornalistas e outros permanecem em uma grande bolha

11:50 | Fev. 17, 2022

Por: Gazeta Esportiva
Olimpíadas de Inverno de Pequim 2022: Jogos que contam com representantes do Brasil começam hoje, segunda-feira, 7 de fevereiro; veja onde assistir ao vivo e programação (foto: Greg Martin / IOC)

O comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim anunciou, nesta quinta-feira, 17, que pela primeira vez não foi detectado nenhum caso de covid-19 na bolha sanitária do evento. O órgão também aproveitou a ocasião para elogiar a rígida política chinesa de controle da pandemia.

Os quase 3 mil atletas e mais de 60 mil voluntários, funcionários de apoio, jornalistas e outros permanecem em uma grande bolha. Eles devem passar por exames todos os dias e usar máscara o tempo todo.

Mesmo assim, havia o temor de forte impacto do coronavírus nos Jogos, especialmente com a contagiosa variante ômicron. Desde 24 de janeiro, quando os dados oficiais começaram a ser divulgados, 435 casos foram detectados na bolha, incluindo um número não revelado de atletas.

O número de testes positivos caiu com a aproximação da cerimônia de encerramento, no próximo domingo, e nenhum caso foi detectado na quarta-feira, 16.

"Isso demonstra que as medidas dentro da bolha fechada foram efetivas", declarou Huang Chun, do gabinete de controle da pandemia do comitê organizador local. "Ao organizar com sucesso os Jogos e a correta implementação das medidas, temos um bom modelo para os Jogos Olímpicos de Inverno com um pano de fundo de covid-19", acrescentou