Nadal e Medvedev decidem final masculina do Aberto da Austrália

O espanhol venceu o italiano Berrettini, enquanto o russo superou o grego Tsitsipas

11:15 | Jan. 28, 2022

Por: AFP
Rafael Nadal pode conquistar seu 21º Grand Slam (foto: FRANCOIS XAVIER MARIT/ AFP)

O espanhol Rafael Nadal e o russo Daniil Medvedev se classificaram nesta sexta-feira, 28, para a final do Aberto da Austrália, com vitórias nas semifinais contra o italiano Matteo Berrettini e o grego Stefanos Tsitsipas, respectivamente. Nadal está a apenas uma vitória do recorde masculino de 21 títulos de Grand Slams na carreira.

Na primeira partida da semifinal, o espanhol de 35 anos se mostrou muito sólido diante do jovem italiano, a quem venceu por 3 a 1, com com parciais de 6/3, 6/2, 3/6 e 6/3 em 2h55min de partida. No segundo duelo por uma vaga na decisão, o russo Medvedev, número dois do mundo, superou o grego Tsisipas, quarto no ranking.

O russo de 25 anos, finalista no ano passado em Melbourne e campeão do US Open de 2021, pode se tornar o primeiro tenista da era aberta, desde 1968, a conquistar de forma consecutiva seus dois primeiros títulos de Grand Slam.

Naomi Osaka conseguiu a façanha entre as mulheres: ela conquistou seu primeiro 'major' no US Open 2018 e o segundo no Aberto da Austrália de 2019. No caso de Nadal, que passou meses afastado do circuito por lesão, período em que teve dúvidas se poderia retornar às quadras, o espanhol pode bater o recorde de mais Grand Slams vencidos por um tenista masculino e quebrar o atual empate triplo que divide com o suíço Roger Federer e o sérvio Novak Djokovic.

Questionado sobre a possível façanha em declarações na quadra logo após o final da partida, Nadal garantiu que para ele o importante é o Aberto da Austrália, o único 'major' que conquistou apenas uma vez, em 2009."Para mim, é mais sobre o Aberto da Austrália do que qualquer outra coisa", garantiu ele."Me sinto muito sortudo por ter vencido uma vez na minha carreira em 2009, mas nunca pensei que teria outra chance em 2022", disse.