Equipe cearense de jiu-jitsu conquista seis medalhas no Campeonato Brasileiro
O CBJJ é considerado um dos torneios mais disputados da modalidade porque os atletas que competem estão entre os melhores ranqueados internacionalmenteA equipe do Nova União Ceará conquistou seis medalhas (uma de ouro, duas de prata e três de bronze) no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu 2021 (CBJJ), que aconteceu no Rio de Janeiro, de 25 de setembro a 3 de outubro. Ao todo, o time cearense competiu com 13 atletas. As lutas ocorreram na Arena Coronel Wenceslau Malta - Parque Olímpico da Vila Militar. O CBJJ é considerado um dos torneios mais disputados da modalidade porque os atletas que competem estão entre os melhores ranqueados internacionalmente.
Os atletas tiveram a tutela do líder da Nova União Ceará, o faixa-preta Guilherme Santos, que também participou do CBJJ e conseguiu a medalha de prata na categoria Master 4 Pesado.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O faixa-roxa Daniel Figueiredo, que conquistou a medalha de bronze na categoria Master 3 Pesado, sofreu um acidente de moto há dois anos que o deixou com cinco vértebras quebradas. Ele conta como o esporte o ajudou a voltar a competir. “Só de estar na competição, já me senti vitorioso. Depois do acidente, tinha o objetivo de voltar a ser a pessoa que eu era e o jiu-jitsu foi algo que me auxiliou bastante nisso”, afirmou o atleta.
Depois de treinar por dois meses, o faixa-branca Wagner Barbosa foi campeão da categoria Master 3 Pesadíssimo. O medalhista de ouro explica como foi a preparação para o torneio. “O nosso treino foi baseado em três pilares: técnica, força e alimentação. Os treinos foram muito duros, mas válidos para chegar ‘no ponto certo’ para disputar o campeonato”, contou ele.
O próximo foco do time cearense é competir no dia 25 de Novembro no Campeonato Mundial da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo, que acontecerá em São Paulo.
Quadro: Medalhistas
Guilherme dos Santos
Medalha de prata
Faixa Preta / Master 4 / Masculino / Pesado
Victor Moreira Lima Cabo
Medalha de bronze
Faixa Marrom / Master 1 / Masculino / Leve
Danilo Azin Pinheiro
Medalha de prata
Faixa Roxa / Master 2 / Masculino / Pesadíssimo
Daniel Damien Figueiredo Terceiro
Medalha de bronze
Faixa Roxa / Master 3 / Masculino / Pesado
Cláudio Santos Felix
Medalha de prata.
Faixa Azul / Master 2 / Masculino / Meio-Pesado
Wagner Felix de Freitas Barbosa
Medalha de ouro
Faixa Branca / Master 3 / Masculino / Pesadíssimo
Por Paulo André Sales
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente