Equipe cearense de jiu-jitsu conquista seis medalhas no Campeonato Brasileiro
O CBJJ é considerado um dos torneios mais disputados da modalidade porque os atletas que competem estão entre os melhores ranqueados internacionalmente
18:33 | Out. 11, 2021
A equipe do Nova União Ceará conquistou seis medalhas (uma de ouro, duas de prata e três de bronze) no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu 2021 (CBJJ), que aconteceu no Rio de Janeiro, de 25 de setembro a 3 de outubro. Ao todo, o time cearense competiu com 13 atletas. As lutas ocorreram na Arena Coronel Wenceslau Malta - Parque Olímpico da Vila Militar. O CBJJ é considerado um dos torneios mais disputados da modalidade porque os atletas que competem estão entre os melhores ranqueados internacionalmente.
Os atletas tiveram a tutela do líder da Nova União Ceará, o faixa-preta Guilherme Santos, que também participou do CBJJ e conseguiu a medalha de prata na categoria Master 4 Pesado.
O faixa-roxa Daniel Figueiredo, que conquistou a medalha de bronze na categoria Master 3 Pesado, sofreu um acidente de moto há dois anos que o deixou com cinco vértebras quebradas. Ele conta como o esporte o ajudou a voltar a competir. “Só de estar na competição, já me senti vitorioso. Depois do acidente, tinha o objetivo de voltar a ser a pessoa que eu era e o jiu-jitsu foi algo que me auxiliou bastante nisso”, afirmou o atleta.
Depois de treinar por dois meses, o faixa-branca Wagner Barbosa foi campeão da categoria Master 3 Pesadíssimo. O medalhista de ouro explica como foi a preparação para o torneio. “O nosso treino foi baseado em três pilares: técnica, força e alimentação. Os treinos foram muito duros, mas válidos para chegar ‘no ponto certo’ para disputar o campeonato”, contou ele.
O próximo foco do time cearense é competir no dia 25 de Novembro no Campeonato Mundial da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo, que acontecerá em São Paulo.
Quadro: Medalhistas
Guilherme dos Santos
Medalha de prata
Faixa Preta / Master 4 / Masculino / Pesado
Victor Moreira Lima Cabo
Medalha de bronze
Faixa Marrom / Master 1 / Masculino / Leve
Danilo Azin Pinheiro
Medalha de prata
Faixa Roxa / Master 2 / Masculino / Pesadíssimo
Daniel Damien Figueiredo Terceiro
Medalha de bronze
Faixa Roxa / Master 3 / Masculino / Pesado
Cláudio Santos Felix
Medalha de prata.
Faixa Azul / Master 2 / Masculino / Meio-Pesado
Wagner Felix de Freitas Barbosa
Medalha de ouro
Faixa Branca / Master 3 / Masculino / Pesadíssimo
Por Paulo André Sales