Após três horas de paralisação, GP da Bélgica tem largada com Safety Car e termina com quatro voltas
Grid de largada prevaleceu como resultado final, mas os pilotos ganharam apenas metade dos pontos. Chuva forte impediu a realização da prova com bandeira verde
15:38 | Ago. 29, 2021
O Grande Prêmio da Bélgica praticamente não aconteceu neste domingo, 29. Por conta de forte chuva, a corrida foi adiada ao longo da manhã e encerrada com apenas quatro voltas, porém com safety car na pista, ou seja, sem chance de ultrapassagem.
Max Verstappen, por largar na pole, venceu o GP. George Russel manteve o segundo lugar e Lewis Hamilton o terceiro. Sergio Perez, da Red Bull, chegou a bater no grid de largada. A corrida ficou paralisada por mais de três horas.
Paralisação por conta da chuva
A largada da corrida, inicialmente, estava prevista para às 10 horas (de Brasília). Porém, devido às fortes chuvas, houve um adiamento de 25 minutos.
Então, os carros partiram para a volta de apresentação atrás do safety car, mas o procedimento foi suspenso com bandeira vermelha, ainda por causa das fortes chuvas. A paralisação foi boa para Sergio Perez, que bateu na ida para o grid. O piloto teve seu carro consertado e conseguiu a liberação para correr junto à Federação Internacional de Automobilismo.
Depois de uma longa parada, os pilotos voltaram a largar com o safety car, mas a bandeira vermelha voltou a ser acionada. Após alguns minutos de indefinição, a corrida foi encerrada de forma definitiva.
Como os pilotos chegaram a fazer três voltas com o safety car, foram consideradas as voltas regulamentares, que garantiram metade da pontuação para eles.
O próximo Grande Prêmio será o da Holanda, no dia 5 de setembro. Lewis Hamilton segue como o líder geral da classificação, com 202,5 pontos. Verstappen vem na segunda colocação, com 199,5.
Pontuação do GP da Bélgica:
1. Verstappen - 12.5
2. Russel - 9
3. Hamilton - 7.5
4. Ricciardo - 6
5. Vettel - 5
6. Gasly - 4
7. Ocon - 3
8. Leclerc - 2
9. Latifi - 1
10. Sainz - 0.5