Mesmo com gol de Arthur Cabral, Basel perde e é eliminado na fase prévia da Liga Europa; veja os classificados

O time suíço foi derrotado em casa pelo CSKA Sofia, da Bulgária, e não jogará competições europeias no decorrer da temporada

19:58 | Out. 01, 2020

Por: Gabriel Lopes
Arthur Cabral tem se destacado com a camisa do Basel (foto: Divulgação)

A jornada europeia do Basel-SUI, equipe do ex-atacante do Ceará, Arthur Cabral, terminou precocemente. Nesta quinta-feira, 1º, o clube suíço foi derrotado em casa por 3 a 1 para o CSKA Sofia-BUL e foi eliminado na fase prévia da Liga Europa. A partida, que era única, aconteceu no estádio St. Jakob-Park, na Basileia, sem a presença de público. Arthur chegou a abrir o placar, aos nove minutos do segundo tempo, mas a equipe búlgara virou a partida, com tentos anotados pelo português Tiago Rodrigues (aos 27 e aos 43 da etapa final) e pelo búlgaro Ahmedov, nos acréscimos.

Com o gol, Arthur soma três gols em cinco jogos na temporada 2020-2021. Ele balançou as redes duas vezes pelas fases prévias da Liga Europa e uma vez pelo Campeonato Suíço.

Eliminado, o Basel não disputará nenhuma competição europeia no decorrer da atual temporada. O clube suíço só jogará o campeonato e a copa local. O resultado é contrastante ao desempenho dos "RotBlau" (vermelho e azul) na última Liga Europa, quando eles chegaram às quartas-de-final e foram eliminados pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.

O momento do Basel, segundo maior campeão suíço da história, com 20 títulos, sete atrás do Grasshopper, não é bom. Na última temporada, o clube não conquistou nenhum título, pois perdeu a final da Copa da Suíça para o Young Boys e ficou somente em terceiro lugar no Campeonato Suíço, 14 pontos atrás do campeão, também o Young Boys, que venceu os últimos três certames nacionais. Eles quebraram uma sequência de oito títulos nacionais seguidos do Basel, conquistados entre 2010 e 2017.

Além do CSKA Sofia, outras 21 equipes conseguiram classificação à fase de grupos da Liga Europa, que se juntarão a outros 27 times. Os 48 classificados serão sorteados em 12 grupos com quatro equipes cada, onde os dois melhores avançam à fase de 16-avos de final, juntamente com oito terceiros colocados da fase de grupos da Champions League.

Confira os classificados por meio dos playoffs e os resultados das partidas:

Young Boys (Suíça) 3–0 Tirana (Albânia)
Dinamo Zagreb (Croácia) 3–1 Flora Tallinn (Estônia)
Cluj (Roménia) 3–1 KuPS (Finlândia)
Ararat-Armenia (Arménia) 1–2 Estrela Vermelha (Sérvia)
Dinamo Brest (Bielorrússia) 0–2 Ludogorets Razgrad (Bulgária)
Sarajevo (Bósnia e Herzegovina) 0–1 Celtic (Escócia)
Légia Varsóvia (Polónia) 0–3 Qarabag (Azerbaijão)
Dundalk (República da Irlanda) 3–1 KÍ (Ilhas Faroe)
Hapoel Be'er Sheva (Israel) 1–0 Viktoria Plzen (Chéquia)
Basel (Suíça) 1–3 CSKA Sofia (Bulgária)
Rio Ave (Portugal) 2–2 (8–9 p) Milan (Itália)
Rosenborg (Noruega) 0–2 PSV (Países Baixos)
Sporting (Portugal) 1–4 LASK (Áustria)
Copenhague (Dinamarca) 0–1 Rijeka (Croácia)
AEK Atenas (Grécia) 2–1 Wolfsburg (Alemanha)
Charleroi (Bélgica) 1–2 Lech Poznan (Polônia)
Malmö (Suécia) 1–3 Granada (Espanha)
Tottenham (Inglaterra) 7–2 Maccabi Haifa (Israel)
Slovan Liberec (Chéquia) 1–0 APOEL (Chipre)
Standard de Liège (Bélgica) 3–1 Fehérvár (Hungria)
Rangers (Escócia) 2–1 Galatasaray (Turquia)