Análise: Depois de início marcado por lesões, Neymar mostra poder de decisão no PSG; veja gols
Craque começa ano de 2020 voando e terá de manter nível alto de atuações para ajudar equipe francesa na conquista de títulos
16:57 | Jan. 27, 2020
Ainda faltam quatro dias para o encerramento do primeiro mês do ano, no entanto, já é hora de afirmar que Neymar teve um ótimo desempenho em janeiro. Após início de temporada europeia marcado por lesões e suspensões, o brasileiro tem atuado com frequência desde o final de novembro. Recuperado dos problemas físicos recentes, o camisa 10 tem mostrado toda capacidade de ser decisivo em campo, seja com gols marcados ou assistências.
Suspenso pela Federação Francesa por conta de uma agressão em um torcedor do Rennes (clube francês), Neymar perdeu as quatro primeiras rodadas do Campeonato Francês. Pela Liga dos Campeões, também estava suspenso pela Uefa. Na competição continental, levou gancho de dois jogos, em virtude de ofensas ao trio de arbitragem nas redes sociais do próprio jogador após a eliminação do time francês na última edição do torneio europeu.
Quando finalmente Neymar parecia estar retornado a boa forma, mais uma lesão interrompeu a sequência no time titular. Em amistoso disputado pelo Brasil diante de Senegal, o jogador sofreu lesão na coxa esquerda e foi desfalque por um mês. Sofrendo com críticas vindas dos admiradores, aumentavam os questionamentos quanto ao foco no futebol.
Após seis jogos como desfalque, voltou aos gramados no dia 22 de novembro, contra o Lille, pelo Campeonato Francês. Totalmente recuperado dos problemas físicos, Neymar tem dado sinais de estar focado em fazer o PSG conquistar títulos. Os números do jogador comprovam o ótimo desempenho dos últimos meses, são 10 gols e nove assistências nos últimos 12 jogos. Tal retrospecto traz esperanças para o torcedor parisiense sobre a capacidade do craque desequilibrar na fase final da Liga dos Campeões, a principal obsessão do PSG.
Mesmo faltando 17 rodadas para o encerramento do Campeonato Francês, o PSG já tem 10 pontos de vantagem em relação ao vice-líder, Olympique de Marselha, e deve erguer a taça pela terceira vez seguida. Na Copa da Liga Francesa, a equipe joga final contra o Lyon, no dia 4 de abril. Pela outra competição nacional, a Copa da França, o PSG encara o Pau, nas oitavas-de-final. Nas competições nacionais, Neymar tem sido importante e certamente será protagonista nos possíveis títulos conquistados.
Nas oitavas-de-final da Liga dos Campeões, PSG jogará diante do Borussia Dortmund. As partidas de ida e volta acontecem entre os meses de fevereiro e março. Se Neymar quiser colocar seu nome na lista de ídolos dos Les Parisiens, ser decisivo na principal competição entre clubes é fundamental para justificar o investimento que foi feito pelo seu clube.
Ainda é cedo para afirmar que o PSG vai ganhar tudo na temporada 19/20, mas caso o camisa 10 mantenha a sequência de bons jogos, o ano dos sonhos para clube e atleta pode acabar se tornando realidade.
Veja os gols de Neymar na vitória do PSG contra o Lille:
OUÇA O EPISÓDIO #03 DO FUTEBOL NÃO É SOCCER:
Listen to "#03 - Por que o Liverpool nunca venceu a Premier League?" on Spreaker.