Menino que despertou do coma após 16 dias recebe visita de filho de ídolo do Vasco
Guilherme, torcedor do Vasco, tem a epidermólise bolhosa, doença genética rara que afeta a produção de proteínas para pele. Ele recebeu ainda uma camisa do clube e a visita do filho de Roberto Dinamite, maior ídolo cruzmaltino
18:58 | Jun. 24, 2023
Guilherme Gandra Moura, o menino de 8 anos que repercutiu nas redes sociais ao reencontrar a mãe após acordar de um coma induzido de 16 dias, teve uma surpresa como fiel torcedor do Vasco da Gama. Ele recebeu a visita de Rodrigo Dinamite, filho de Roberto Dinamite, considerado o maior ídolo da história do clube.
"Guigui, foi um prazer conhecer você e ver no seu rosto a alegria de viver. Fiquei muito feliz pelo convite pro seu aniversário. Vou estar presente com certeza. Que Deus te abençoe", postou o filho do artilheiro nas redes sociais.
O jogador Gabriel Pec também esteve presente. Guilherme, que comemorou a visita e foi presenteado com uma camisa do Vasco.
O garoto tem epidermólise bolhosa distrófica, uma doença genética e hereditária rara, que deixa a pele mais sensível e causa bolhas ao mínimo atritos ou traumas. A doença pode se manifestar já no nascimento, como no caso dele.
Entenda mais sobre a epidermólise bolhosa distrófica
A epidermólise bolhosa distrófica é causada por mutações em genes específicos que desempenham um papel crucial na produção de proteínas essenciais para a estrutura e integridade da pele. Essas proteínas estão envolvidas na ancoragem das camadas da pele, e a ausência delas resulta em uma extrema fragilidade da epiderme, a camada mais externa da pele.
Atualmente não há cura conhecida para essa doença. O tratamento visa aliviar os sintomas, prevenir infecções, promover a cicatrização e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Isso envolve uma abordagem abrangente que inclui cuidados diários da pele, utilização de curativos especiais, gerenciamento da dor, tratamento de complicações e apoio multidisciplinar fornecido por dermatologistas, geneticistas, cirurgiões, enfermeiros e outros profissionais de saúde.
O objetivo é oferecer suporte e cuidados contínuos para ajudar os pacientes a enfrentar os desafios associados à doença e melhorar sua qualidade de vida.