Diniz exalta trabalho de Vojvoda no Fortaleza: "Exemplo de sucesso"
O treinador relembrou o período turbulento que a equipe viveu no primeiro turno no Campeonato Brasileiro de 2022 e ressaltou que a ação de manter Vojvoda foi benefica ao clube
15:29 | Abr. 25, 2025

O treinador Fernando Diniz, atualmente sem equipe, concedeu entrevista ao quadro Abre Aspas, do portal GE. Campeão da Libertadores e ex-treinador da Seleção Brasileira, o técnico comentou sobre a passagem do treinador Juan Pablo Vojvoda no Fortaleza.
Em uma pergunta que envolvia sua passagem pelo Cruzeiro, Diniz falou sobre o momento ruim que viveu no clube e citou a manutenção do treinador Vojvoda no Fortaleza, quando o clube passou todo o primeiro turno do Brasileirão de 2022 na zona de rebaixamento.
"Você pega um exemplo do Fortaleza, que em 2022 ficou o turno inteiro na lanterna praticamente, foi sair do rebaixamento no final do campeonato. Olha o que o Fortaleza conseguiu devido a uma ideia, de um cara que conseguiu suportar. Ou não tem pressão? Lógico que tem pressão para mudar. Aí o cara pega e banca", afirma.
O treinador prossegue, argumentando que o feito da equipe cearense de ter escapado do rebaixamento e alcançado a Libertadores durante o mesmo campeonato é um indicativo de sucesso, uma vez que segundo o mesmo, o orçamento dificulta que a equipe brigue com clubes do chamado "eixo".
"Acha que o Fortaleza iria estar melhor se tivesse trocado (de técnico)? Isso é um exemplo de sucesso. Ou o sucesso do Fortaleza é ganhar o Campeonato Brasileiro? Pode ganhar, mas qual é a chance de comparar o Fortaleza com o poder de investimento que tem aqui, onde está situado e comparar com os dois hegemônicos, Palmeiras e Flamengo.", Disse Fernando Diniz.
"Precisa ganhar do Palmeiras e do Flamengo para falar que você tem sucesso? Pode ser que o Fortaleza oscile para baixo de novo, por aquilo que o Fortaleza tem em termos de receita, de estrutura, de tudo", conclui.
Leia mais
Ao comentar sobre o volátil mercado de treinadores no Brasil, Diniz retoma o exemplo do Fortaleza e ressalta que tanto Vojvoda quanto a diretoria da equipe tomaram atitudes que são diferentes do padrão do futebol brasileiro.
"O (técnico) do Fortaleza é um bom exemplo. Teve muita chance de sair, mais de uma vez; se fosse uma situação comum, haveria uma troca", afirma.
Além de ex-técnico da seleção brasileira e do Cruzeiro, Diniz passou pelo Fluminense, onde foi campeão da Libertadores de 2023, e pelo São Paulo, liderando grande parte do Campeonato Brasileiro de 2020, mas ficando fora da briga pelo título e sendo demitido antes da finalização do mesmo.