Vojvoda não repetiu escalação do Fortaleza em nenhum dos últimos dez jogos disputados
Nos últimos dez jogos que disputou, o Leão comandado pelo técnico argentino não repetiu a escalação nenhuma vez. Neste recorte, venceu um único jogo, além de cinco derrotas e quatro empates
Com apenas três vitórias nos últimos 16 jogos disputados – duas delas contra o Ferroviário –, a crise técnica do Fortaleza segue interminável. Vojvoda, por outro lado, não abre mão do seu modelo de trabalho, baseado no rodízio de jogadores, algo que vem implementando no Pici desde que chegou ao clube, no primeiro semestre de 2021. A ideia, entretanto, não tem surtido efeito positivo na atual fase do time.
Considerando o recorte das dez partidas mais recentes do Leão do Pici, o comandante argentino não repetiu a escalação inicial entre um jogo e outro em nenhuma ocasião sequer, seja por opção ou por questões clínicas envolvendo lesões. Nesta sequência, os resultados foram péssimos: uma única vitória, contra o Fluminense, na estreia da Série A, e cinco derrotas e quatro empates.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Dentro desse contexto dos últimos dez jogos, alguns jogadores se destacaram como os mais utilizados por Vojvoda, sendo pilares das equipes. Além do goleiro João Ricardo, titular absoluto, os meio-campistas Martínez e Lucas Sasha foram os atletas de linha que mais iniciaram partidas, sete ao todo. Os atacantes Lucero e Marinho, assim como o zagueiro Kuscevic, escalados seis vezes, também figuram com destaque.
A estratégia de mudar jogadores com frequência tende a funcionar quando o elenco possui um padrão tático coletivo e um momento de nível técnico equiparado – ou seja, mesmo com as trocas, o time consegue manter a competitividade e a qualidade dentro de campo. Esse não é o caso do Fortaleza de 2025. Pelo contrário, o clube não possui qualquer identidade de jogo, e o rodízio torna a busca por consolidação mais complicada.
Participações dos jogadores como titulares (últimos 10 jogos):
- Martínez – 7x
- Lucas Sasha – 7x
- Lucero – 6x
- Kuscevic – 6x
- Marinho – 6x
- David Luiz – 5x
- Mancuso – 5x
- Pol Fernández – 5x
Esquemas táticos mais utilizados (últimos 10 jogos):
- 4-3-3 (5x)
- 3-5-2 (3x)
- 4-4-2 (1x)
- 4-2-4 (1x)