Gastón Ávila deixa Europa e vai se apresentar ao Fortaleza na próxima semana

Zagueiro argentino se despede da Holanda, fará breve passagem pela Argentina e depois viajará para a capital cearense para chegar ao novo clube

14:08 | Jan. 23, 2025

Por: Afonso Ribeiro
Zagueiro Gastón Ávila pertence ao Ajax e vai defender o Fortaleza em 2025 (foto: Divulgação/AFC Ajax)

Anunciado pelo Fortaleza no último sábado, 18, o zagueiro Gastón Ávila finalizou a mudança para deixar a Holanda e vai se apresentado ao novo clube na próxima semana, apurou o Esportes O POVO. O argentino foi emprestado pelo Ajax-HOL até o fim deste ano, com opção de compra fixada.

O jogador de 23 anos está de saída do país europeu, vai retornar à Argentina e depois rumará para a capital cearense, o que deve ocorrer no início da semana que vem. O trajeto da terra natal para Fortaleza incluirá uma escala no Rio de Janeiro.

Ávila já estava no radar do Fortaleza desde que se destacou no futebol argentino. Nos últimos anos, o Tricolor manifestava interesse em contratá-lo, mas não conseguia concretizar negócio. Desta vez, o Leão entrou em acordo com os holandeses e selou a transferência.

O zagueiro argentino foi comprado por 12,5 milhões de euros pelo Ajax, em agosto de 2023, e assinou contrato até junho de 2028. O perfil de defensor construtor, com qualidade técnica na saída de bola, e o fator de ser canhoto, além da idade, fazem Ávila ser valorizado no mercado da bola. Ele também atua como lateral-esquerdo.

Em janeiro de 2024, Gastón Ávila lesionou o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, o que o tirou dos gramados ao longo de todo o ano. A última vez que atuou foi em 21 de dezembro de 2023, pelo Ajax B. Pelo clube holandês, naquela mesma temporada, foram apenas oito jogos no time principal.

Além de Gastón, Vojvoda já conta com Brítez, Cardona, David Luiz, Kuscevic, Gustavo Mancha e Titi como opções para a zaga.

A carreira de Gastón Ávila

Cria do Rosario, Gastón Ávila ganhou oportunidade no time profissional do Boca Juniors, mas foi pelo próprio Rosario Central que se destacou, em 2021: disputou 34 jogos e marcou três gols.

Depois, retornou ao Boca Juniors e depois rumou para o Royal Antwerp, da Bélgica. Por lá, entrou em campo 29 vezes e chamou atenção do Ajax, que desembolsou 12,5 milhões de euros para contratá-lo. As lesões, porém, atrapalharam a trajetória do jogador argentino no clube holandês.