Kervin Andrade é o camisa 10 da Venezuela no Sul-Americano Sub-20

Atleta do Fortaleza, "Tuti" já disputou jogos de Eliminatória e Copa América com a seleção principal de seu país

19:07 | Jan. 22, 2025

Por: João Bosco Neto
Kervin Andrade entrou em campo pela Venezuela contra a Bolívia no segundo estádio com maior altitude do mundo (foto: Reprodução/Selección Nacional de Fútbol de Venezuela)

O meia Kervin Andrade será o camisa 10 da seleção Venezuelana durante o Sul-Americano Sub-20 deste ano. O torneio que projetou grandes jogadores como Lionel Messi será disputado no país natal do jogador do tricolor.

A novidade foi divulgada nas redes sociais da Conmebol e das categorias de base da Venezuela, causando bastante ânimo nos comentários da postagem.

Além do número, “Tuti” é o capitão da equipe na categoria e será observado por olheiros de times europeus durante sua participação no campeonato.

A primeira competição de Kervin pela seleção Sub-20 de seu país foi no Torneio de Toulon em 2023, atuando em duas partidas na fase de grupos e em um jogo que vália a sétima colocação do torneio. Saiu do banco nas duas primeiras ocasiões e jogou o último jogo inteiro, mas não marcou gols ou deu assistências.

Pelo grupo principal da “Vinotinto”, o meia foi convocado para a Copa América de 2024, onde atuou 16 minutos no duelo contra Jamaica e distribuiu uma assistência. Também atuou contra Chile e Venezuela pelas eliminátorias e enfrentou a Guatemala em um amistoso; em todos esses confrontos, entrou no decorrer da partida e não participou de gols.

No Fortaleza, o jogador chegou na metade do ano de 2023 para reforçar as categorias de base do clube. Após uma boa Copinha em 2024, o atleta foi integrado ao grupo principal, onde fez 35 jogos, sete gols e cinco assistências.

A seleção Venezuelana estreia no Sul-Americano Sub-20 nesta quinta-feira, 23, às 20h30min contra a seleção Chilena. Ambas as equipes se encontram no Grupo A do torneio, onde também estão Paraguai, Peru e Uruguai.

Divididos em dois grupos com cinco equipes, avançam os três primeiros de cada chave para um hexagonal onde todos se enfrentam. O time que tiver mais pontos ao final da segunda fase será o campeão do torneio.