Vojvoda analisa pré-temporada do Fortaleza nos EUA e projeta competições de 2025
Treinador do Leão aprova período de treinos e amistosos na Flórida, avalia calendário da temporada e conta com apoio da torcida
18:44 | Jan. 19, 2025
Após seis dias de treinos e dois amistosos pela Orlando Cup, o Fortaleza encerrou, neste domingo, 19, a primeira pré-temporada internacional da sua história, realizada em Port Saint Lucie, na Flórida. O técnico Juan Pablo Vojvoda fez um balanço do período de atividades do Tricolor nos Estados Unidos e projetou a disputa das cinco competições de 2025.
O Leão desembarcou na América do Norte do último dia 11, quando deu início aos trabalhos. A agenda incluiu treinos em dois períodos e o elenco ganhou apenas um dia de folga. Além de um jogo-treino diante do Miami FC, na quarta-feira, 15, o Fortaleza fez dois jogos pela Orlando Cup: perdeu para o Miami United por 2 a 1 e venceu o Chicago Fire por 1 a 0 — os duelos foram no próprio resort em que o time ficou hospedado.
"Tivemos uma pré-temporada, pela primeira vez, fora do Brasil, nos Estados Unidos. O objetivo era preparar bem o dia a dia, ter duas jornadas de treinamento, o que foi permitido pela estrutura, pelo clima, pelas condições que a organização nos proporcionou. Estamos muito felizes, é uma preparação de alto nível para o que vem daqui para frente", destacou Vojvoda
"O Fortaleza está evoluindo cada vez mais, jogamos competições internacionais, e também a marca Fortaleza fora da América do Sul, nesse caso, nos Estados Unidos. Estamos crescendo dia a dia, com humildade, mas o clube necessita disso também", completou o treinador argentino.
Leia mais
Fortaleza: o calendário de 2025
O Tricolor desembarca na Capital na manhã desta segunda-feira, 20, e já terá agenda cheia para a largada oficial na temporada. Na próxima quinta-feira, 23, recebe o Moto Club-MA, às 19 horas, no PV, pela Copa do Nordeste. Dois dias depois, no sábado, 25, visita o Horizonte, pelo Campeonato Cearense.
Além das competições regionais, o calendário do Leão no ano ainda incluiu outras três competições: Libertadores, Copa do Brasil e Série A.
"Começamos com o Nordestão, que é importante, é uma competição que nós gostamos, conseguimos títulos, com muitos times nordestinos que estão em boa condição nesse momento. Tem o Cearense, com o que significa o Estadual para nós e para os nossos torcedores, e depois a Copa Libertadores. Nós lutamos e brigamos muito para entrar diretamente na fase de grupos, é a segunda ou terceira vez, desde 2021, que vamos disputar a Copa Libertadores e, para mim, é um orgulho representar o Fortaleza nessa competição", destacou Vojvoda.
"Depois teremos a Copa do Brasil, que todo mundo gosta, todo o Brasil fica muito entusiasmado sempre com essa competição, e o Brasileirão, que eu sempre digo: é o que sustenta tudo. Muita atenção nessa competição. Temos cinco competições pela frente, isso é bom", avaliou o comandante.
"Vão haver momentos bons, felizes, como tivemos. Acho que vão ser mais do que os momentos difíceis, mas também vamos ter momentos difíceis e são nesses momentos que temos que estar juntos, unidos, com nosso torcedor apoiando lado a lado. Espero que cada um dos torcedores e das pessoas do Fortaleza tenham o melhor ano em 2025", finalizou.