Fora da pré-temporada, goleiro Santos, do Fortaleza, vira alvo do Athletico-PR
Arqueiro de 34 anos defendeu o Furacão de 2011 a 2022 e tem conversas em andamento por um retorno nesta temporada. Tricolor não vai dificultar saída
13:34 | Jan. 13, 2025
Ausente da pré-temporada do Fortaleza na Flórida, nos Estados Unidos, o goleiro Santos entrou na mira do Athletico-PR, clube onde já jogou e se destacou. A informação foi divulgada inicialmente pelo ge e confirmada pelo Esportes O POVO. As partes abriram conversas para tentar chegar a um acordo.
O arqueiro não faz parte dos planos da comissão técnica de Juan Pablo Vojvoda e está à disposição para uma negociação. O Tricolor prioriza uma venda ou empréstimo com opção de compra fixada e não deve dificultar a saída do paraibano de 34 anos, que tem contrato no Pici até o fim de 2026.
Para este ano, além de contar com o titular João Ricardo, o Leão contratou o goleiro Brenno, ex-Grêmio, e ainda tem Magrão no grupo.
Leia mais
O Athletico-PR busca goleiro no mercado da bola após encaminhar a venda de Léo Linck para o Botafogo. A ideia do clube rubro-negro é ter outro nome na posição para concorrer com Mycael, de 20 anos, na temporada em que o Furacão disputará a Série B.
Velho conhecido da equipe paranaense e sem espaço no Fortaleza, Santos vê com bons olhos a oportunidade de retornar a Curitiba (PR) para voltar a jogar e ter protagonismo com a mesma camisa que viveu o melhor momento da carreira. Recentemente, os dois clubes fizeram negócio pelo lateral-direito Dudu, que vai defender o Furacão.
A trajetória de Santos no Fortaleza
Contratado sob grande expectativa no início de 2024, o camisa 23 não conseguiu se firmar no Tricolor e acabou preterido. Foram apenas quatro partidas disputadas e algumas ofertas no mercado da bola na janela de transferências do meio do ano — de Corinthians e Santos, por exemplo —, mas o clube emitiu comunicado à época informando que "o goleiro Santos não está disponível para negociações no mercado".
Antes reserva imediato de João Ricardo, Santos figurou no banco pela última vez no dia 21 de agosto, na vitória por 3 a 1 sobre o Rosario Central-ARG, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Depois disso, Kozlinski e Magrão se tornaram as opções imediatas.
Santos chegou ao Pici em janeiro do ano passado, comprado do Flamengo por 1 milhão de dólares (R$ 4,8 milhões na cotação da época) e entrou em campo quatro vezes, todas na campanha do tricampeonato da Copa do Nordeste: vitórias sobre River-PI e Altos-PI e empates com Sport e Botafogo-PB. Foram 323 minutos jogados e três gols sofridos.
A carreira de Santos
Cria do Athletico-PR, o goleiro paraibano defendeu o Furacão de 2011 a 2022 e disputou 258 jogos, conquistando três títulos do Campeonato Paranaense (2016, 2018 e 2020), dois da Copa Sul-Americana (2018 e 2021) e um da Copa do Brasil (2019). Além disso, foi campeão olímpico com a seleção brasileira em 2021.
Ainda em 2022, rumou para o Flamengo. Logo na primeira temporada, assumiu a condição de titular, atuando em 37 partidas, e levantou as taças da Copa do Brasil e da Libertadores. Em 2023, jogou 26 vezes, sofreu oscilações e acabou perdendo espaço no elenco. Transferiu-se para o Fortaleza em 2024, mas também não conseguiu se firmar e entrou em campo apenas quatro vezes.