Fortaleza terá diretora mulher na nova gestão da associação até 2027
Atual gerente jurídica do Leão, advogada Fabíola Guedes fará parte da diretoria comandada pelo presidente Rolim Machado no próximo triênio
14:57 | Dez. 28, 2024
Eleito presidente do Fortaleza no último dia 14, Rolim Machado já definiu a composição da nova diretoria da associação para o próximo triênio. Em entrevista ao programa Esportes do Povo, da Rádio O POVO CBN, o dirigente revelou que uma das novidades será a presença de um mulher: a advogada Fabíola Guedes ficará à frente da pasta jurídica.
Os indicados para integrar a gestão da associação de 2025 a 2027 ainda aguardam a aprovação do Conselho Deliberativo, em reunião virtual na próxima segunda-feira, 30, para a oficialização.
Atual gerente do departamento jurídico do Tricolor, Fabíola substituirá Germano Palácio, que estava à frente da diretoria desde 2017. Ela também é secretária geral da Comissão de Direito Desportivo da OAB-CE.
Antes de Fabíola Guedes, a última mulher a integrar a Diretoria Executiva do Fortaleza havia sido Neuiza Vasconcelos, em 2011, na gestão do então presidente Paulo Arthur.
Leia mais
"A gente vai tentar aperfeiçoar o que já está muito bom. Dentro da minha filosofia como engenheiro, a gente tem que trabalhar sempre com melhoria contínua", explicou Rolim Machado, em entrevista exclusiva na última quinta-feira, 26. "Na próxima semana, a gente vai ter reunião (da diretoria) e fazer todo o plano para o próximo triênio", completou.
Ex-presidente do Conselho de Administração da SAF, Rolim Machado deixou o cargo para assumir a presidência da associação. Os vices são Cláudio Maurício e Maurício Guimarães. No período recente, Rolim já havia ocupado a diretoria de patrimônio e a assessoria da presidência na gestão de Marcelo Paz e foi apontado como nome de consenso para o pleito, sendo candidato único.
"Nada melhor do que pegar um clube unido, diretoria unida, gigantes lá dentro, em cada setor do Fortaleza, todos unidos no propósito de elevar, cada vez mais, o Fortaleza. A gente pretende pegar essa gestão maravilhosa que o Fortaleza está tendo, dar continuidade e tentar agilizar processos, trazer melhorias para dentro desses processos", destacou o presidente.
"Tentar implantar algumas startups dentro do clube para desenvolverem um sistema de inteligência artificial, para a gente dar melhores condições a quem trabalha", pontuou.
Mulheres na gestão do futebol cearense
Apesar de não ser comum, a presença de mulheres em cargo de gestão não é novidade no futebol cearense. No Atlético-CE, Maria Vieira foi a presidente no período recente e foi sucedida por Maria Leane, atual mandatária.
Na Federação Cearense de Futebol (FCF), Cintia Souza comanda a diretoria financeira e Gerlania Silveira é a coordenadora de Registro e Transferência da entidade.