Fortaleza anuncia a contratação do lateral-esquerdo Diogo Barbosa até 2026

Ex-jogador do Fluminense foi anunciado pelo Tricolor do Pici na noite deste sábado, 21

O Fortaleza anunciou na noite neste sábado, 21, a contratação do lateral-esquerdo Diogo Barbosa, ex-Fluminense, conforme antecipado pelo Esportes O POVO. O atleta chega ao Leão do Pici com contrato até o dia 31 de dezembro de 2026, com opção de renovação por mais um ano.

O defensor de 32 anos era um desejo antigo de Vojvoda: o Leão já havia tentado a contratação para 2022, mas esbarrou no alto valor salarial na época em que ele defendia o Grêmio. A situação foi salientada durante o anúncio do jogador pelo CEO da SAF do Leão, Marcelo Paz, que comentou que o jogador chamou a atenção do técnico argentino pela intensidade e qualidades técnicas.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Um lateral de uma carreira excelente, sempre passando por grandes clubes, títulos e conquistas. É um lateral de muita intensidade, chamou muita atenção do Vojvoda, que pediu a contratação dele ao enfrentá-lo algumas vezes e viu as qualidades técnicas e a intensidade que ele gosta. Era uma opção do treinador e conseguimos trazê-lo. Estava em fim de contrato, nós conversamos com o atleta e o Fluminense permitiu o diálogo. Estamos felizes com essa vinda, ele chega muito motivado para nos ajudar nas campanhas dos próximos anos", frisou Paz.

Desta vez, o camisa 16 tinha conversas para renovar com o Tricolor das Laranjeiras por mais um ano, mas optou pela oferta do Tricolor do Pici. A negociação foi revelada pelo presidente do Flu, Mário Bittencourt, em entrevista coletiva no início da semana, já indicando uma situação encaminhada entre Diogo e Fortaleza.

 

A experiência em grandes competições foi crucial na consulta do Fortaleza pelo atleta. Com 29 anos, o defensor soma 13 títulos na carreira, sendo três delas internacionais.

No currículo, Diogo tem duas Libertadores (2020 e 2023), uma Recopa Sul-Americana (2024), um Campeonato Brasileiro (2018), duas Copas do Brasil (2011 e 2017) e sete campeonatos estaduais entre Paulista, Goiano, Gaúcho e Recopa Gaúcha.

A última taça erguida por Diogo Barbosa foi a da Recopa Sul-Americana deste ano, quando o Fluminense bateu a LDU. O lateral atuou no jogo de ida, saindo do banco para substituir Marcelo. A disputa da recopa ocorreu porque o Tricolor Carioca venceu a Libertadores de 2023. Na campanha da glória eterna, o defensor atuou em cinco partidas, sendo titular em três.

Contudo, não foi a primeira vez que Diogo recebeu uma medalha de campeão da taça mais cobiçada da América do Sul. Em 2020, terminou a competição como jogador do Grêmio, mas foi relacionado pelo campeão Palmeiras nos dois primeiros jogos da fase de grupos, integrando o elenco no início da campanha.

Nas competições nacionais, Diogo Barbosa foi campeão em três oportunidades. Em 2018, venceu o Brasileirão com o Palmeiras entrando em 25 partidas – 20 delas como titular. Na Copa do Brasil de 2011, estava no elenco do Vasco, mas não chegou a entrar em campo. Em 2017, contudo, foi titular absoluto na campanha de título do Cruzeiro, somando até gol e assistência no campeonato.

Diogo ainda é campeão paulista pelo Palmeiras, goiano pelo Goiás e tricampeão gaúcho pelo Grêmio, ganhando também mais duas recopas gaúcha pelo Imortal. Em 2025, o Fortaleza disputará a fase de grupos da Libertadores. Por isso, entre as opções, Diogo Barbosa ganhou mais força. (Com textos de Afonso Ribeiro e Rangel Diniz/Especial para O POVO)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar