Próximo do Fortaleza, Diogo Barbosa soma 13 títulos na carreira e é bicampeão da Libertadores
O presidente do Fluminense confirmou, em coletiva, que o lateral-esquerdo está muito próximo de fechar com o Fortaleza para 2025
12:56 | Dez. 17, 2024
O lateral-esquerdo Diogo Barbosa está muito próximo de acertar com o Fortaleza para defender as cores do escrete vermelho-azul-e-branco em 2025, conforme o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, confirmou em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira, 16. A experiência em grandes competições foi crucial na consulta do Fortaleza pelo atleta. Com 29 anos, o defensor soma 13 títulos na carreira, sendo três delas internacionais.
No currículo, Diogo tem duas Libertadores (2020 e 2023), uma Recopa Sul-Americana (2024), um Campeonato Brasileiro (2018), duas Copas do Brasil (2011 e 2017) e sete campeonatos estaduais entre Paulista, Goiano, Gaúcho e Recopa Gaúcha.
A última taça erguida por Diogo Barbosa foi a da Recopa Sul-Americana deste ano, quando o Fluminense bateu a LDU. O lateral atuou no jogo de ida, saindo do banco para substituir Marcelo. A disputa da recopa ocorreu porque o Tricolor Carioca venceu a Libertadores de 2023. Na campanha da glória eterna, o defensor atuou em cinco partidas, sendo titular em três.
Contudo, não foi a primeira vez que Diogo recebeu uma medalha de campeão da taça mais cobiçada da América do Sul. Em 2020, terminou a competição como jogador do Grêmio, mas foi relacionado pelo campeão Palmeiras nos dois primeiros jogos da fase de grupos, integrando o elenco no início da campanha.
Nas competições nacionais, Diogo Barbosa foi campeão em três oportunidades. Em 2018, venceu o Brasileirão com o Palmeiras entrando em 25 partidas – 20 delas como titular. Na Copa do Brasil de 2011, estava no elenco do Vasco, mas não chegou a entrar em campo. Em 2017, contudo, foi titular absoluto na campanha de título do Cruzeiro, somando até gol e assistência no campeonato.
Diogo ainda é campeão paulista pelo Palmeiras, goiano pelo Goiás e tricampeão gaúcho pelo Grêmio, ganhando também mais duas recopas gaúcha pelo Imortal. Em 2025, o Fortaleza disputará a fase de grupos da Libertadores. Por isso, entre as opções, Diogo Barbosa ganhou mais força.
Negociação com o Fortaleza
Segundo o presidente do Fluminense, o clube tinha interesse em renovar contrato para manter o atleta – campeão da Libertadores pelo time carioca – visando a próxima temporada. Contudo, o mandatário recebeu uma ligação do CEO da SAF do Fortaleza, Marcelo Paz, indicando que tinha interesse no jogador e que ofereceria um contrato longo.
"O Diogo Barbosa era um jogador que a gente tinha interesse em que ficasse aqui no ano de 2025, mas surgiu uma proposta do Fortaleza para ele. Muito vantajosa, com prazo de contrato muito maior do que aquela que a gente estava oferecendo, com questões financeiras melhores para o atleta. Eu acho que ainda não concretizou, mas ele está em negociação com o Fortaleza", conta.
Leia mais
Márcio, que considerou o contato de Paz como "elegante e ético", confirmou que o negócio entre o clube cearense e o lateral está "praticamente concreto". Diogo chegará ao Fortaleza como atleta livre no mercado.
"O CEO do Fortaleza, Marcelo Paz me ligou, como elegante e ético que é, me pedindo autorização para negociar com o atleta. Eu consultei a Comissão Técnica, que entendeu que é algo bom para o atleta, que ele pode conseguir um contrato maior. Autorizou então e a tendência praticamente concreta é que o Diogo Barbosa também não fique conosco", finaliza.