Eficiência na base e no profissional: Fortaleza figurou no G4 da Série A e do Brasileiro Sub-20

Além do Tricolor do Pici, apenas o Palmeiras conseguiu o feito de terminar entre os quatro melhores na elite nacional em duas categorias diferentes

O Fortaleza conseguiu, em 2024, um feito a se comemorar: teve sucesso na Série A do profissional e do sub-20. Em ambos, o Leão do Pici terminou no G-4, sendo o único time ao lado do Palmeiras a conseguir o feito de estar entre os quatro melhores nas duas categorias.

Pela segunda vez na história, a equipe comandada pelo técnico argentino Juan Pablo Vojvoda concluiu uma edição do Brasileirão em quarto lugar, feito que nenhum outro clube nordestino conseguiu na era dos pontos corridos. A pontuação obtida neste ano, inclusive, também estabeleceu um novo recorde na região.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

No Brasileiro Sub-20, o Tricolor também protagonizou ótima campanha. O time chegou às semifinais contra o Cruzeiro, já que o formato da competição é diferente da categoria profissional – realizado no mata-mata na fase final e não em pontos corridos. Apesar da derrota para o Celeste, o Leão terminou o torneio na quarta posição, seu melhor desempenho no torneio.

“Ter uma categoria de base forte é fundamental para o sucesso sustentável do Fortaleza. Investir na base é ter a possibilidade de revelar e desenvolver jovens talentos, promove economia de recursos, valoriza os ativos e gera receita através da venda de jogadores. Após a Copinha, subiram para o profissional o meia Kervin, que é um jogador da seleção da Venezuela, e Kauan, que já faz parte hoje do ciclo sub-20 da seleção brasileira. Tivemos um ano vitorioso e vamos continuar investindo para revelar novos talentos e buscar títulos”, destacou Marcelo Paz, CEO do Fortaleza EC SAF.

O Fortaleza trabalha com intensa integração entre categorias de base e futebol profissional com todos os departamentos do clube envolvidos. Atletas do sub-17 e sub-20 são integrados aos treinamentos da equipe de Juan Pablo Vojvoda, que tem na comissão o auxiliar fixo e técnico do sub-20, Léo Porto.

+ Confira mais notícias do Fortaleza Esporte Clube

“A campanha feita pelo nosso Sub-20, onde chegamos à semifinal do Brasileiro, é um reflexo do planejamento montado ainda no segundo semestre de 2023, onde estruturamos pilares importantes para a melhoria dos processos de formação, fizemos captações pontuais de jovens promissores identificados pelo nosso departamento de inteligência, melhoramos nossa logística em decorrência dos longos deslocamentos além de potencializarmos a integração entre base e profissional. Todos esses fatores foram essenciais para termos uma evolução significativa e consequentemente um crescimento desportivo que nos trouxe ótimos resultados”, exaltou Erisson Matias, Gerente das Categorias de Base.

O sub-20 do Leão estreia no dia 5 de janeiro da Copinha contra o Carajás-PA e o elenco profissional realiza a pré-temporada nos Estados Unidos entre 11 e 19 de janeiro.

Confira o programa Esportes do POVO, da Rádio O POVO CBN, desta sexta-feira, 13:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar