Fortaleza demonstra interesse e faz sondagem por Léo Ceará, artilheiro da J-League
O centroavante de 29 anos é o principal jogador do Cerezo Osaka, do Japão, e está entre os maiores goleadores da primeira divisão nacional do país asiático neste ano. A multa para tirá-lo do atual clube gira em torno de R$ 24 milhõesAtivo e se movendo no mercado da bola em busca de contratações pontuais para a composição do elenco de 2025, o Fortaleza tem monitorado alguns nomes para o ataque e um deles é do centroavante Léo Ceará, que está no Cerezo Osaka, time da primeira divisão da liga japonesa.
A informação foi divulgada inicialmente pelo Expresso Tricolor e confirmada pelo Esportes O POVO, que apurou que o nome do atleta de 29 anos agrada a diretoria do Leão.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Nesta temporada, Léo Ceará vive a melhor fase da carreira. O atacante, além de ser o artilheiro absoluto do Cerezo Osaka, também está entre os maiores goleadores da edição da J-League deste ano, principal liga de futebol do Japão. O camisa 9 anotou 21 gols na competição em 41 jogos disputados – ou seja, foi responsável diretamente por 40% dos tentos totais do seu time no certame.
A negociação para tirá-lo do Cerezo Osaka, entretanto, requer compensação financeira. Com contrato com o time japonês até o final do próximo ano, a multa de Léo Ceará gira em torno de 4 milhões de dólares, equivalente a R$ 24 milhões na cotação desta terça-feira, 3. O alto valor pode ser um empecilho para o Leão avançar na contratação.
Leia mais
A posição de centroavante é uma das prioridades de reforço para o Fortaleza na temporada que está por vir, assim como um lateral-esquerdo – Juninho Capixaba está no radar –, meio-campista e ponta direita. No elenco, Vojvoda conta com dois nomes que atuam como homem de referência na área: Lucero e Renato Kayzer.
O Fortaleza considera que Renato Kayzer, chamado de volta pelo clube na janela de transferências nacionais deste ano, contribuiu em determinados momentos, mas quer outro atacante para disputar posição com o artilheiro Lucero, que vive um jejum de 15 jogos sem marcar, mas que tem 23 gols em 2024 e também foi o principal goleador do clube em 2023.
Léo Ceará brilhou no Vitória antes de ir para o Japão
Nascido em Fortaleza, Léo Ceará construiu o início de sua carreira atuando no futebol nordestino, mas por nenhum clube da capital cearense. Foi revelado no Vitória, onde brilhou em 2020, temporada em que marcou 20 gols e deu três assistências em 42 jogos pelo Rubro-Negro. Naquele ano em questão, o Rubro-Negro disputou a Série B do Campeonato Brasileiro.
Os bons números do atacante despertaram o interesse do Yokohama Marinos, do Japão. Ficou dois anos na equipe, entre 2021 e 2022, e somou 29 gols e 10 assistências em 71 partidas. No último ano, foi contratado pelo Cerezo Osaka, onde se firmou como principal jogador do elenco pelas boas atuações e tentos marcados.