Saiba quais posições o Fortaleza monitora para se reforçar em 2025
Com dois nomes já fechados, Tricolor observa outras possibilidades no mercado da bola para a próxima temporada e deve fazer contratações pontuaisOs acordos já firmados com o goleiro Brenno e o volante Pol Fernández foram os primeiros movimentos de um Fortaleza que pretende movimentar o mercado da bola na janela de transferências, entre chegadas e saídas. O Esportes O POVO apurou que o Tricolor monitora quatro posições que podem ser reforçadas para 2025:
- Lateral-esquerdo
- Meia
- Ponta direita
- Centroavante
A lista do departamento de futebol leva em consideração a necessidade de trocas de peças em alguns setores do elenco e também visa elevar o nível técnico para a disputa da fase de grupos da Copa Libertadores, além de um calendário repleto de jogos mais uma vez, com Campeonato Cearense, Copa do Nordeste e Série A e o principal torneio continental — o Campeonato Brasileiro terminará às vésperas do Natal.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Apesar disso, não há certeza de que haverá contratações para todas essas posições. O Leão considera que já tem um elenco competitivo, com vários contratos de longa duração, e também leva em conta a parte financeira, adotando cautela para realizar grandes investimentos em aquisições de direitos econômicos. A ideia, portanto, é se reforçar de forma pontual, conforme necessidade ou oportunidades de mercado.
Leia mais
Fortaleza: sistema defensivo para 2025
A meta conta com o titular absoluto João Ricardo, um dos principais goleiros do Brasil em 2024. Contratado com grande expectativa, Santos não conseguiu ganhar espaço e deverá ser negociado, enquanto Kozlinski, fim de contrato, deixará o Pici. Brenno, portanto, chega para disputar posição com o camisa 1.
O sistema defensivo também pode ganhar mais um lateral-esquerdo, posição que conta com Bruno Pacheco, Felipe Jonatan e o polivalente Mancuso, que joga pelos dois lados. O principal nome no radar é Juninho Capixaba, que defendeu o Tricolor em 2022 e depois se transferiu para o RB Bragantino — o Massa Bruta briga conta o rebaixamento no Brasileirão.
Felipe Jonatan chegou ao Fortaleza em abril, em negociação que envolveu a ida de Gonzalo Escobar para o Santos, mas não conseguiu se firmar no time de Juan Pablo Vojvoda, perdendo espaço para os concorrentes. Pacheco, por sua vez, renovou contrato até o fim de 2026, e Mancuso tem ganhado espaço na lateral esquerda.
Fortaleza: o meio-campo para 2025
Para o meio-campo, o time do Pici já tem pré-contrato com o argentino Pol Fernández, do Boca Juniors, e mira uma peça mais ofensiva. Pochettino foi um dos grandes destaques no primeiro semestre, mas caiu de rendimento e deu lugar a Emmanuel Martínez. Calebe, por sua vez, convive com longo histórico de lesões — foram apenas 16 partidas em 2024 até agora.
Fortaleza: o ataque para 2025
O ataque é outro setor do elenco de Vojvoda que deve ganhar mais duas caras novas para o próximo ano. Yago Pikachu e Marinho não se firmaram pela ponta direita ao longo da temporada, e o Leão quer um extremo que atue por aquele lado. No outro flanco, a avaliação é de que Moisés e Breno Lopes — que firmou contrato definitivo até 2028 — suprem a necessidade. Já Machuca deverá ser negociado.
O outro posto no setor ofensivo é o de centroavante. O Fortaleza considera que Renato Kayzer, chamado de volta pelo clube na janela de transferências nacionais, contribuiu em determinados momentos, mas quer outro atacante para disputar posição com o artilheiro Lucero. Thiago Galhardo, que estava emprestado ao Goiás, não deverá ser reintegrado ao elenco tricolor em 2025.