Fortaleza garante melhor campanha como mandante da Série A após derrota do Palmeiras

O Verdão era a única equipe que poderia igualar o Fortaleza em número de pontos como mandante. O Tricolor está próximo de ser o time nordestino com a melhor campanha em casa na elite nacional

16:44 | Nov. 27, 2024

Por: Mateus Moura
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL - 26.11.2024: Brítez. Fortaleza x Flamengo, Arena Castelão, série A do campeonato brasileiro. (Foto: Aurélio Alves / O POVO) (foto: AURÉLIO ALVES)

Com a derrota do Palmeiras para o Botafogo, no Allianz Parque, o Fortaleza garantiu a melhor campanha como mandante na Série A desta temporada. O Tricolor do Pici é o único invicto atuando em casa na competição, com 13 vitórias e cinco empates – ou seja, 81% de aproveitamento.

O Palmeiras era a única equipe que ainda tinha chance de igualar o Fortaleza em número de pontos conquistados como mandante, mas, com o revés por 3 a 1 para o Glorioso, não consegue mais alcançar o Leão do Pici.

Isso porque o Verdão somou 38 pontos em São Paulo e tem somente mais uma partida em seus domínios antes do término do Brasileirão. O Tricolor, por outro lado, tem 44 pontos ganhos na capital cearense, o melhor desempenho entre todos os times da elite nacional de 2024.

O segundo melhor mandante no ranking atualmente, de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, é o São Paulo. O clube paulista totaliza 39 pontos em casa, porém faz dois dos últimos três jogos que disputa no torneio como visitante – ou seja, pode somar, no máximo, 42 pontos atuando no Morumbi.

+ Confira mais notícias do Fortaleza Esporte Clube

O Fortaleza, em contraponto, pode aumentar a margem e, inclusive, estipular um novo recorde no futebol nordestino. Caso some um ponto contra o Internacional, na última rodada, o Leão superará o desempenho do Sport em 2015 e se tornará o time com a melhor campanha como mandante da região na Série A.

Campanha do Fortaleza como mandante na Série A 2024 após 18 jogos:

  • Jogos: 18
  • Vitórias: 13
  • Empates: 5
  • Aproveitamento: 81%
  • Gols marcados: 29
  • Gols sofridos: 8