Fluminense x Fortaleza: Leão joga melhor, mas tem noite frustrada por Cano

O Leão saiu atrás no placar, buscou a virada ainda no primeiro tempo, mas viu Cano, aos 39 minutos da etapa final, igualar. A equipe cearense volta a campo na próxima terça para encarar o Flamengo no Castelão

Em jogo de reações, Fluminense e Fortaleza ficaram no empate por 2 a 2 no Maracanã, na noite desta sexta-feira, 22, pela 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O Leão do Pici saiu atrás no placar e buscou a virada ainda no primeiro tempo, mas Cano igualou tudo no fim da segunda etapa.

Com o resultado, o Fortaleza manteve a margem de cinco pontos de diferença para o líder Botafogo. Na próxima terça-feira, os comandados de Vojvoda encaram o Flamengo na Arena Castelão, em confronto direto pela terceira posição da tabela.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

+ Confira mais notícias do Fortaleza Esporte Clube

Fluminense x Fortaleza na Série A: gol cedo do Flu assusta, mas Leão reage rápido

  • O início do Fluminense foi intenso. No embalo da torcida, que compareceu em bom número no Maracanã, o time carioca se lançou ao ataque e empurrou o Fortaleza contra sua própria área. O gol cedo de Lima, logo aos dez minutos do primeiro tempo, expôs o começo ruim do sistema defensivo do Leão.
  • Apesar do susto, o Fortaleza reagiu rápido – e isso foi fundamental. Após roubada de bola no meio-campo, Martínez partiu em direção ao gol de Fábio e tocou para Lucero na direita. O centroavante argentino, que vive um longo jejum sem balançar as redes, deu passe magistral para Moisés, que na pequena área, empatou aos 18 minutos.
  • Foi o terceiro gol do atacante nos últimos quatro jogos do Fortaleza e o 15º na temporada, número que o coloca próximo de igualar o seu melhor desempenho da carreira, em 2022, também com a camisa do Leão, quando anotou 16 tentos em 66 partidas disputadas.

Fluminense x Fortaleza na Série A: gol de Moisés eleva a confiança do Leão e desestabiliza o clube carioca

  • O empate rápido do Fortaleza não só elevou a confiança do time dentro de campo, como desestabilizou por completo os donos da casa. Com o 1 a 1 no placar, o Tricolor cearense assumiu o controle das ações, ajustou o posicionamento defensivo e passou a anular por completo o Flu, que se viu perdido no jogo.
  • Na arquibancada, o clima antes de festa e apoio, passou a ser de insatisfação e cobrança. O volante Martinelli, do Flu, que errou no lance do gol do Fortaleza, recebeu fortes vaias a cada toque na bola. O Leão aproveitou o momento para se impor.
  • A efetividade, maior trunfo do Fortaleza na campanha histórica que vem protagonizando no Brasileirão, foi o diferencial da equipe no primeiro tempo. Na reta final, já aos 42 e após boa articulação no meio-campo, Marinho arrancou livre na direção do goleiro Fábio. O experiente Thiago Silva, na marcação, tropeçou sozinho e o atacante do Leão finalizou colocado para os fundos das redes.

Fluminense x Fortaleza na Série A: Marinho, o “coringa” de Vojvoda

  • Marinho, autor do gol da virada do Fortaleza, foi peça-chave da estratégia de Vojvoda na partida. Além do tento marcado, o oitavo dele em 2024 – ultrapassou Kervin e passou a ser o quarto na artilharia geral do Leão no ano –, o camisa 11 desempenhou papel tático importante.
  • Com a bola, Marinho deu profundidade e velocidade na linha de fundo como um ponta, sua função natural. Sem a bola, o atacante se transformou em lateral-direito e Brítez assumiu posição como terceiro zagueiro. O camisa 11 cumpriu muito bem as duas obrigações, tanto defensivas quanto ofensivas.
  • Um detalhe: no primeiro tempo, marcou Keno, que era a principal “arma” do Flu no ataque. Na segunda etapa, Arias e Serna alteraram os lados. Marinho conseguiu anular todos os três enquanto esteve em campo, até os 25 minutos, quando deu lugar a Yago Pikachu.
  • Marinho, vale ressaltar, não foi bem apenas com a bola no pé. Na saída para o intervalo, mandou um importante recado sobre o Dia da Consciência Negra: “Quero mandar um abraço para toda galera que luta contra o racismo. Tenho muito orgulho da minha raça e da minha cor, assim como falo para a minha filha”.

Fluminense x Fortaleza na Série A: Cano frustra noite do Fortaleza

  • Precisando a todo custo da vitória, o Fluminense retornou para o segundo tempo determinado a mudar o roteiro do jogo. Acelerou o ritmo do jogo, mas ainda tinha enormes dificuldades para furar o posicionamento das linhas defensivas do Leão. Pouco assustou até os 39 minutos.
  • O Fortaleza, se tivesse tido o mesmo capricho do primeiro tempo, poderia ter ampliado a vantagem. Teve espaços para contra-atacar e criou boas situações. Faltou o gol. Fez falta.
  • Aos 39 minutos, após bola alçada na área, Cano, oportunista, aproveitou toque de cabeça de Renato Augusto e desviou para o gol. Empate heroico para o Flu e amargo para o Fortaleza, que jogou melhor, mas não conseguiu o triunfo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar