Com Alex Santiago na SAF, Fortaleza deve ter mudança no departamento de futebol
Atual presidente da associação assumirá cargo na SAF do Leão e terá carta branca no principal setor. Executivo de futebol Bruno Costa deve ser impactado com novo cenárioA saída de Alex Santiago da presidência do Fortaleza para se tornar diretor de futebol da SAF — mudança que deverá ser concretizada em dezembro, após as eleições da associação — deve causar mudanças no departamento de futebol, apurou o Esportes O POVO. O executivo Bruno Costa deve ser afetado com este novo cenário.
O atual mandatário do clube já atuava no principal setor do Tricolor ao lado do CEO da SAF, Marcelo Paz, mas também com outras atribuições ligadas ao comando da associação, como outras modalidades e questões da política interna.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Agora, Alex exercerá "de maneira exclusiva a função de Chefia do Departamento de Futebol Profissional do Fortaleza SAF (incluindo a gestão do Fortaleza Futsal) de maneira integral e com enfoque nas demandas cada vez mais exigentes de planejamento, atuação de mercado, montagem de elenco profissional e gestão dos demais funcionários", como explicou em publicação nas redes sociais, nesta quarta-feira, 20.
+ Siga o canal do Esportes O POVO no WhatsApp
Atualmente, o departamento é formado pelos seguintes profissionais:
- Bruno Costa, executivo de futebol
- Marcelo Boeck, assessor executivo de futebol
- Daniel de Paula Pessoa, gerente de futebol
- Júlio Manso, supervisor de futebol
A criação do cargo de diretor de futebol da SAF para a chegada de Alex Santiago — agora com cargo e autonomia — acrescenta mais um nome nesta lista. Ao longo deste ano, houve a avaliação interna que as funções de Alex e Bruno Costa se assemelhavam e, por vezes, conflitavam — o que gerou atritos em alguns momentos, inclusive com o presidente considerando renunciar.
O Esportes O POVO apurou que a principal mudança no setor deve envolver justamente o executivo de futebol, seja a saída do clube — cenário mais provável — ou uma realocação para nova função, como nas categorias de base, por exemplo. Vale lembrar que Bruno Costa tem contrato com o Fortaleza até o fim de 2026.
Leia mais
Em setembro, em entrevista exclusiva ao Esportes O POVO, o executivo disse que a relação com Alex Santiago "é a melhor possível". "São dois apaixonados pelo futebol, que conhecem muito de mercado, conhecem muito do que acontece e querem o melhor para o Fortaleza. A gente tem aprendido muito um com o outro", disse o executivo tricolor à época.
As definições acerca do departamento devem ficar para depois do encerramento do Campeonato Brasileiro, que será no dia 8 de dezembro, e das eleições do Leão, no dia 14 do mesmo mês, quando Alex Santiago será sucedido por Rolim Machado na presidência da associação e assumirá o comando do futebol da SAF.