Fortaleza encaminha contratação do goleiro Brenno, do Grêmio, para 2025

Sem espaço no clube gaúcho, arqueiro de 25 anos tem negociação avançada com o Leão e deve assinar contrato por três ou quatro temporadas. Santos e Kozlinski devem sair

Ativo no mercado da bola, o Fortaleza está próximo de fechar com o segundo reforço para 2025. Além do volante argentino Pol Fernández, do Boca Juniors, que já tem pré-contrato firmado, o clube do Pici tem acertado encaminhado com o goleiro Brenno, do Grêmio, apurou o Esportes O POVO.

O Tricolor pretende assinar um vínculo por três ou quatro temporadas com o arqueiro de 25 anos, que não está sendo utilizado pelo clube gaúcho desde que voltou de empréstimo do Bari, da Itália, em julho, apesar de manter rotina de treinos junto com o elenco no CT Luiz Carvalho.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Brenno tem contrato com o Imortal até o fim de junho de 2025, o que indica que o Leão desembolsará uma compensação financeira para tê-lo a partir de janeiro ou que o jogador terá de chegar a um acordo com o Imortal para a liberação antecipada.

+ Siga o canal do Esportes O POVO no WhatsApp

Com 115 jogos disputados na carreira profissional, o goleiro paulista é visto como promissor pelo Fortaleza, em condições de disputar a posição com João Ricardo em bom nível e capaz de gerar retorno técnico e financeiro ao clube, pela qualidade técnica e pela idade. Brenno ganhou a medalha de ouro com a seleção brasileira masculina na Olimpíada de Tóquio, disputada em 2021 — curiosamente, era reserva de Santos.

Dos atuais goleiros do Tricolor do Pici, João Ricardo termina 2024 como titular absoluto e com desempenho que o coloca entre os melhores do Brasil na temporada, o que rendeu uma renovação até o dezembro de 2027. Santos, que tem vínculo até 2026, recebeu sondagens e propostas ao longo do ano e deverá ser negociado em 2025. Já Maurício Kozlinski está em fim de contrato e também deve deixar o Leão.

Além de Pol Fernández e Brenno, o Fortaleza também se movimenta no mercado da bola em busca de outros reforços. O lateral-esquerdo Juninho Capixaba, que defendeu o clube em 2022 e está no RB Bragantino, é um dos nomes na mira para 2025.

A carreira de Brenno

Cria do Desportivo Brasil-SP, Brenno Oliveira Fraga Costa teve passagem pelo Shandong Luneng, da China, ainda nas categorias de base antes de rumar para o Sul e vestir a camisa do Grêmio, onde está desde 2016.

As primeiras oportunidades no time profissional do Tricolor Gaúcho foram em 2019 (dois jogos) e 2020 (um jogo), até ganhar espaço em 2021. Na primeira temporada consolidado na equipe, entrou em campo 36 vezes, além de ter sido campeão olímpico nos Jogos de Tóquio. No ano seguinte, foram 35 partidas disputadas.

Em 2023, Brenno atuou em oito jogos e, em agosto daquele ano, foi emprestado para o Bari — na negociação, ampliou o contrato com o time gaúcho até junho de 2025. No clube da segunda divisão da Itália, fez 33 jogos e ajudou a evitar o rebaixamento. A equipe do Velho Continente tinha opção de compra, mas não exerceu, e o goleiro retornou para o Grêmio.

Com Marchesín, Rafael Cabral e Caíque à disposição para a posição no elenco, o técnico Renato Gaúcho não utilizou Brenno e nem o relacionou para o banco de reservas desde então.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar