Fortaleza bate o Vasco no Castelão e garante vaga na Libertadores 2025

Com o resultado, o Leão do Pici segue na terceira colocação na tabela com 63 pontos somados

20:54 | Nov. 09, 2024

Por: João Pedro Oliveira
Emmanuel Martínez, volante do Fortaleza, comemora gol marcado diante do Vasco (foto: João Moura/Fortaleza EC)

O Fortaleza está matematicamente classificado à Libertadores 2025. Neste sábado, 9, na Arena Castelão, o time tricolor venceu o Vasco por 3 a 0 e garantiu vaga no principal torneio de clubes do continente. Os gols leoninos foram marcados por Martínez, Breno Lopes e Kayzer.

Com o resultado, o Leão do Pici segue na terceira colocação na tabela com 63 pontos somados, um atrás do vice Palmeiras e cinco do líder Botafogo. O próximo duelo do Tricolor será no dia 20, sexta-feira, diante do Fluminense, fora de casa.

Fortaleza 3x0 Vasco: o jogo

Diante de um Castelão cheio, o time comandado por Juan Pablo Vojvoda iniciou a partida com maior volume ofensivo em relação aos cariocas. As investidas do Leão foram concentradas no lado direito, com Tinga e Marinho.

Aos 11, o Fortaleza assustou pela primeira vez com Mancuso, que finalizou de esquerda, mas a bola foi para fora. No lance seguinte, o domínio tricolor deu resultado. Após chapéu em Lucas Piton, Tinga avançou e cruzou na cabeça de Martínez, que estufou as redes e marcou o primeiro gol leonino.

Depois do tento assinalado pelo Tricolor de Aço, o Vasco iniciou uma reação e obteve maior controle da posse de bola. O time cearense, por sua vez, preferiu não ir para a "trocação" e aguardou o adversário.

Aos 22, a torcida tricolor levou um leve susto no Castelão. Isso porque Galdames chutou forte de fora da área, mas João Ricardo fez boa defesa e evitou o gol de empate. Nos minutos seguintes, a partida ficou concentrada no meio-campo e nenhum dos times conseguiu se sobressair ofensivamente. 

Porém, antes do fim da primeira etapa, Marinho ainda conseguiu construir uma jogada individual, mas Léo Jardim impediu mais um tento do Fortaleza.

No segundo tempo, o técnico Rafael Paiva, do Vasco, promoveu alterações visando uma maior agressividade da equipe. E, inicialmente, a estratégia deu certo. Aos 3, Rayan invadiu a área e escolheu tocar para Vegetti mesmo em posição de finalizar. No lance, a defesa tricolor afastou o perigo.

Depois foi a vez de Vegetti vacilar. Em contra-ataque, o centroavante tentou tocar para o próprio Rayan, mas escorregou e perdeu a oportunidade.

Aos 11, o Tricolor do Pici respondeu com Lucero, que foi travado na hora do chute. Onze minutos depois, o Fortaleza chegou a balançar as redes com Breno Lopes. No lance, no entanto, o atacante estava impedido.

Mesmo com o gol anulado, o time tricolor seguiu pressionando e conseguiu ampliar o placar aos 33 com o próprio Breno Lopes. Em jogada individual, o ponta driblou Maicon e finalizou cruzado para marcar o segundo tento do Leão.

Confortável e com um pé na Libertadores, o Fortaleza ainda marcou seu terceiro gol para dar números finais ao duelo. O tento saiu com Renato Kayzer, que recebeu de Pochettino e só escorou a bola para o fundo das redes, garantindo o Tricolor em mais uma edição de Libertadores da América.

Fortaleza 3x0 Vasco - Ficha técnica

Fortaleza

4-3-3: João Ricardo; Tinga (Brítez), Kuscevic, Titi e Mancuso; Hércules (Pochettino), Rossetto e Martínez; Moisés (Breno Lopes), Lucero (Kayzer) e Marinho (Pikachu). Téc: Vojvoda

Vasco

4-2-3-1: Léo Jardim; Paulo Henrique, Maicon, Léo e Lucas Piton; Hugo Moura (Sforza) e Mateus Carvalho (Jair); Galdames (Alex Teixeira), Puma Rodríguez (Coutinho) e Emerson Rodríguez (Rayan); Vegetti. Téc: Rafael Paiva

Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE
Data: 9/11/2024
Árbitro: Lucas Paulo Torezin/PR
Assistentes: Bruno Boschilia/PR (Fifa) e Rafael Trombeta/PR
Gols: 13min/1ºT - Martínez (FOR); 33min/2ºT - Breno Lopes (FOR); 46min/2ºT - Kayzer (FOR)
Cartões amarelos: Rossetto (FOR), Jair (VAS)
Renda e público: R$ 1.330.871,00 e 45.271