Fortaleza recebe Vasco em "jogo do milhão" para garantir vaga na Libertadores

Contra o Cruzmaltino, o Leão pode atingir a marca de um milhão de pagantes na temporada e carimbar, antecipadamente, vaga no maior torneio do continente

19:58 | Nov. 08, 2024

Por: Mateus Moura
Vegetti e Matheus Rossetto disputam lance no jogo Fortaleza x Vasco, no Castelão, pela Copa do Brasil 2024 (foto: AURÉLIO ALVES)

Com clima de “vingança” e expectativa de casa cheia, o Fortaleza recebe o Vasco na Arena Castelão neste sábado, 9, às 19 horas, pela 33ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A partida, além da importância na briga pelo topo da tabela, representa elementos simbólicos para o Tricolor do Pici.

O primeiro é a possibilidade de o Leão confirmar, de forma antecipada, a vaga na Copa Libertadores de 2025. Para isso, o escrete vermelho-azul-e-branco precisa de uma vitória simples sobre o Cruzmaltino. Caso a conquiste, o time cearense garantirá sua terceira participação no maior torneio do continente – as outras ocorreram em 2022 e 2023.

Outro marco importante é a chance de o Fortaleza alcançar a marca de um milhão de pagantes em jogos do clube na temporada, assim como nos últimos dois anos. De acordo com a parcial divulgada pelo Leão, mais de 40 mil torcedores estão confirmados na arquibancada do Gigante da Boa Vista para acompanhar o duelo, número suficiente para alcançar o feito.

Em relação ao Brasileiro, o duelo contra o Vasco é fundamental para o Tricolor manter-se na briga pelo título. Na terceira posição, o Leão precisa vencer para não correr o risco de ficar a dez pontos do líder Botafogo, cenário que pode se concretizar em caso de tropeço do clube cearense e vitória do Glorioso, que enfrenta o Cuiabá no Nilton Santos (RJ).

Rival do Fortaleza, o Cruzmaltino tenta se estabelecer na primeira página da tabela, mas tem oscilado na competição, na qual ocupa o nono lugar, com 43 pontos. Na última rodada, a equipe carioca sofreu uma dura derrota no clássico contra o Botafogo, por 3 a 0, e chegou ao sexto jogo consecutivo sem vitória como visitante – o Leão, por outro lado, está invicto como mandante na Série A.

“Os três pontos contra o Flamengo são os mesmos contra o Vasco. Então, temos sempre que pensar no próximo jogo, dar a maior importância e fazer o máximo para conseguir os três pontos. Continuar invicto (como mandante) é muito importante. É difícil, mas agora temos mais três jogos em casa, e eu sei do apoio do nosso torcedor, que é fundamental. Com certeza vão ter 50 mil pessoas nos apoiando e incentivando”, destacou Tinga, do Fortaleza.

+ Confira mais notícias do Fortaleza Esporte Clube

O clima de “vingança” por parte do Fortaleza se deve aos encontros com o Vasco nesta temporada, três no total. Em nenhuma das ocasiões o Tricolor conseguiu a vitória: derrota no primeiro turno do Brasileirão e eliminação na terceira fase da Copa do Brasil nos pênaltis, após empates nos jogos de ida e volta.

Para a partida, o técnico do Vasco, Rafael Paiva, não contará com o francês Payet por questões físicas. O zagueiro João Victor, suspenso, e os atacantes David e Adson, lesionados, são outros desfalques. Em contrapartida, o meia-atacante Philippe Coutinho volta a ser opção e deve ter minutagem no jogo.

Pelo lado do Fortaleza, Lucas Sasha iniciou transição, mas não deve ir para o jogo. Brítez é tratado como dúvida. Sem nenhum jogador suspenso, as ausências concretas são de atletas no departamento médico: o meia Pedro Augusto e o zagueiro Cardona.

Confira as prováveis escalações de Fortaleza e Vasco:

Fortaleza x Vasco: ficha técnica

Fortaleza
4-3-3: João Ricardo; Tinga, Kuscevic, Titi e Mancuso (Pacheco); Hércules, Rossetto e Martínez; Moisés, Lucero e Marinho. Téc: Vojvoda

Vasco
4-2-3-1: Léo Jardim; Paulo Henrique, Maicon, Léo e Lucas Piton; Hugo Moura e Mateus Carvalho; Maxime Dominguez, Puma Rodríguez e Emerson Rodríguez; Vegetti. Téc: Rafael Paiva

Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE
Data: 09/11/2024
Horário: 19 horas (de Brasília)
Árbitro: Lucas Paulo Torezin/PR
Assistentes: Bruno Boschilia/PR (Fifa) e Rafael Trombeta/PR
VAR: Rafael Traci/SC
Transmissão: Rádio O POVO CBN, O POVO CBN Cariri, Youtube e Facebook O POVO, e Premiere