Clima de vingança: Fortaleza enfrentou o Vasco três vezes em 2024 e não venceu

O Leão do Pici recebe o Cruzmaltino neste sábado, 9, às 19 horas, na Arena Castelão, pela 33ª rodada da Série A

15:01 | Nov. 08, 2024

Por: Mateus Moura
Payet e Brítez disputam lance no jogo Vasco x Fortaleza, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro Série A 2024 (foto: Leandro Amorim/Vasco)

O duelo contra o Vasco, além de representar a possibilidade de o Fortaleza assegurar antecipadamente a vaga na Copa Libertadores de 2025, também traz outro elemento para o clube cearense: o anseio por “vingança” após três encontros frustrantes contra o Cruzmaltino nesta temporada.

No primeiro turno do Brasileirão, pela 14ª rodada, o Leão do Pici perdeu para o time carioca em São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), por 2 a 0. Após esse revés, é importante ressaltar que o Tricolor embalou dez jogos de invencibilidade na competição, período em que conquistou nove vitórias e um empate.

Os outros dois confrontos aconteceram pela terceira fase da Copa do Brasil. No jogo de ida, na Arena Castelão, houve um empate sem gols. Na volta, em São Januário, Fortaleza e Vasco protagonizaram um duelo emocionante, com empate em 3 a 3 no tempo normal e classificação decidida nos pênaltis. O Cruzmaltino levou a melhor.

Neste sábado, 9, portanto, será a chance do elenco comandado pelo treinador Juan Pablo Vojvoda vencer o rival carioca pela primeira vez em 2024. O embate acontece às 19 horas, e mais de 35 mil tricolores estão confirmados para assistir à partida na Arena Castelão, conforme a última parcial de público divulgada pelo Leão.

Retrospecto geral do confronto é favorável ao Vasco

No retrospecto geral das partidas envolvendo Fortaleza e Vasco, o Cruzmaltino leva vantagem. Ao todo, as equipes se enfrentaram 21 vezes, com quatro vitórias do Tricolor, nove triunfos do Alvinegro e oito empates.

+ Força em casa: Fortaleza conquistou 40 dos 60 pontos na Série A como mandante

As vitórias do Leão sobre o Vasco ocorreram nas seguintes ocasiões: no Campeonato Brasileiro de 1984, por 2 a 1; no Brasileirão de 2005, por 4 a 2; no Brasileirão de 2020, por 3 a 0; e no Brasileirão de 2023, por 2 a 0. Todos os triunfos ocorreram sob mando de campo do time cearense.