Fortaleza na Série A: saiba o que falta para garantir uma vaga na Libertadores

O Tricolor já tem 99,97% de chances de conquistar a classificação, conforme aponta a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Vivendo a melhor campanha de um time nordestino na Série A, o Fortaleza segue na terceira colocação e está muito próximo de garantir sua vaga na Copa Libertadores de 2024. Com 99,97% de chances de alcançar a classificação, conforme aponta o estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o time de Vojvoda já está com a calculadora em mãos, esperando para carimbar o passaporte à competição pela terceira vez em quatro anos O Fortaleza disputou a fase de grupos do torneio em 2022, chegando às oitavas de final, e jogou a fase classificatória em 2023, caindo na segunda fase para o Cerro Porteño .

Com as finais das competições sul-americanas chegando, assim como a Copa do Brasil em andamento, a quantidade de classificados – que pode chegar a nove – ainda não foi definida. Contudo, mesmo na pior das hipóteses, com apenas quatro classificados à fase de grupos e dois para a pré-Libertadores, duas vitórias nos seis jogos restantes já garantem o escrete vermelho-azul-e-branco no principal torneio de clubes do continente sem depender de outros resultados.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

De acordo com o estatístico e comentarista da Rádio O POVO CBN, Thiago Minhoca, a classificação do Fortaleza está quase garantida com o virtual G-7, que será confirmado caso o Flamengo termine a Série A entre os sete primeiros e vença a Copa do Brasil, na qual já abriu dois gols de vantagem no confronto de ida contra o Atlético-MG, vencendo por 3 a 1 no último domingo, 3 de novembro.

"Eu acredito que, [O Fortaleza] com 60 pontos, não vai ter um oitavo colocado atingindo a pontuação. Então eu acho que o Fortaleza já está garantido na Libertadores do próximo ano, pois vai estar entre os sete primeiros", disse.

"O outro ponto passa pela vaga direta, que pode ser G-4, pode ser G-5 e pode ser G-6. Ou seja, podem ser seis vagas diretas. Se o Botafogo for campeão da Libertadores e o Flamengo da Copa do Brasil, a composição vira o melhor cenário com o Flamengo se mantendo entre os seis. Sétimo e oitavo vão para a pré-Libertadores. Se tiver o Cruzeiro (em caso de título da Sul-Americana), vai até o nono", explica.

Segundo os números da UFMG, ainda que o Fortaleza perdesse todos os jogos restantes, se mantendo com os 60 pontos que detém atualmente, o clube ainda teria 92% de chances de se manter no G-6 ao término das 38 rodadas. Com o virtual G-7 (que pode virar G-9), cinco times podem ir de forma direta à fase de grupos. Nesta ocasião, a pontuação do Fortaleza beira a garantia matemática dos 100%.

Um único empate no certame dos seis jogos restantes, ainda no cenário de G-6, eleva os 92% para 97%, enquanto uma vitória deixa o time com 99,7% de chances. Assim, duas vitórias garantem, matematicamente, o Fortaleza na Libertadores de 2024, com a vaga direta a depender dos resultados das finais em andamento.

Como a quantidade de vagas será definida?

Como explicado por Thiago Minhoca, o Flamengo precisa terminar a Série A entre os sete primeiros da tabela, algo improvável que não ocorra, para confirmar o "G-7". Se o Atlético-MG vencer as duas finais que disputa, da Libertadores – diante do Botafogo – e da Copa do Brasil (onde teria que reverter a derrota por 3 a 1 na ida), uma vaga à fase de grupos do torneio continental será transferida para o Brasileirão.

Nesta hipótese, o G-4 vira G-5, enquanto os sexto e sétimo colocados garantem a fase preliminar do certame. Outra combinação que também resulta no cenário citado é se o Botafogo for campeão da Libertadores e o Galo se consagrar vencedor da Copa do Brasil.

Agora, se o Flamengo conquistar a Copa do Brasil e o Atlético-MG levar a melhor na Libertadores, dependerá de que posição o Rubro-Negro terminar. Caso o clube carioca não fique entre os cinco primeiros, então se mantém a composição do G-4, com os dois times subsequentes na classificação indo à fase preliminar.

Se der Botafogo e Flamengo campeões, é certo o G-5 – pela situação do Glorioso na Série A, em que é líder. Neste panorama, pode ser também um G-6 se o Rubro-Negro estiver entre os seis primeiros. Nesse caso, os sétimo e oitavo colocados garantem vaga na pré-Libertadores.

O Fortaleza tem situação confortável em qualquer que seja o cenário. Afinal, o time comandado pelo treinador Vojvoda é o terceiro da tabela, com 60 pontos, sete a mais que Internacional (5º lugar, com um jogo a menos), e com nove de vantagem em relação ao São Paulo (6º colocado, também com um jogo a menos).

Com o Cruzeiro finalista na Copa Sul-Americana, as vagas para a Libertadores por meio do Campeonato Brasileiro podem ser expandidas. Caso o Cabuloso seja campeão e fique entre os nove primeiros da Série A, pode haver o G-9. A confirmação virá caso o Atlético-MG não vença nenhuma das duas finais que tem a disputar. A outra é com o Galo sendo campeão de uma, mas figurando entre os nove primeiros da tabela, assim como o rival Cruzeiro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar