Fortaleza de olho: vagas para Libertadores via Brasileirão podem aumentar para até nove

A depender dos cenários envolvendo as finais continentais e da Copa do Brasil, o G-6 da Série A, que contempla vaga na fase de grupos e preliminar da Libertadores, pode virar G-9

17:18 | Out. 31, 2024

Por: Mateus Moura
Taça Libertadores CONMEBOL (foto: Twitter/CONMEBOL Libertadores)

Com a confirmação dos times brasileiros nas finais continentais, além da disputa da Copa do Brasil entre Flamengo e Atlético-MG, o cenário para as vagas na Copa Libertadores da próxima temporada começa a ganhar forma. O assunto interessa diretamente ao Fortaleza, que está em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro e tem a situação bem encaminhada.

De acordo com o estatístico e comentarista da Rádio O POVO CBN, Thiago Minhoca, o “G-7” está virtualmente confirmado. Para isso, o Flamengo precisa terminar a Série A entre os sete primeiros da tabela, algo improvável que não ocorra. Se o Atlético-MG vencer as duas finais que disputa, da Libertadores e da Copa do Brasil, uma vaga à fase de grupos do torneio continental será transferida para o Brasileirão.

Nesta hipótese, o G-4 vira G-5, enquanto os sexto e sétimo colocados garantem a fase preliminar do certame. Outra combinação que também resulta no cenário citado é se o Botafogo for campeão da Libertadores e o Galo se consagrar vencedor da Copa do Brasil.

Agora, se o Flamengo conquistar a Copa do Brasil e o Atlético-MG levar a melhor na Libertadores, dependerá de que posição o Rubro-Negro terminar. Caso o clube carioca não fique entre os cinco primeiros, então se mantém a composição do G-4, com os dois times subsequentes na classificação indo à fase preliminar.

+ Confira mais notícias do Fortaleza Esporte Clube

Se der Botafogo e Flamengo campeões, é certo o G-5 – pela situação do Glorioso na Série A, em que é líder. Neste panorama, pode ser também um G-6 se o Rubro-Negro estiver entre os seis primeiros. Nesse caso, os sétimo e oitavo colocados garantem vaga na pré-Libertadores.

O Fortaleza tem situação confortável em qualquer que seja o cenário. Afinal, o time comandado pelo treinador Vojvoda é o terceiro da tabela, com 57 pontos, quatro mais que Internacional (5º), e com seis de vantagem em relação ao São Paulo (6º).

Vagas na Libertadores podem se expandir para G-9

Com o Cruzeiro finalista na Copa Sul-Americana, as vagas para a Libertadores por meio do Campeonato Brasileiro podem ser expandidas. Caso o Cabuloso seja campeão e fique entre os nove primeiros da Série A, pode haver o G-9. Além desse fator envolvendo o time celeste, há outros dois elementos que precisam acontecer.

A primeira envolve o Atlético-MG não vencer nenhuma das duas finais que tem a disputar. A outra é com o Galo sendo campeão, mas figurando entre os nove primeiros da tabela, assim como o rival Cruzeiro.

Após a conclusão da 31ª rodada, o Galo está na 10ª colocação, enquanto o Cabuloso é o 8º. O Flamengo, também inserido nos cenários, é o quarto.