Fortaleza: disputa pelo G-4 fica acirrada e jogo entre Inter e Fla pode embolar tabela

O Colorado (5º) e o Rubro-Negro (4º) se enfrentam nesta quarta-feira, 30, em duelo atrasado da 17ª rodada da Série A. O time carioca, inclusive, em caso de vitória, ultrapassa o Leão

19:45 | Out. 29, 2024

Por: Mateus Moura
Estêvão e Mancuso disputam lance no jogo Palmeiras x Fortaleza, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro Série A 2024 (foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Apesar da atuação positiva contra o Palmeiras, desempenho acompanhado de um bom empate no Allianz Parque – sobretudo pelo contexto do duelo, de dois pênaltis polêmicos para o adversário –, o Fortaleza chegou ao terceiro jogo consecutivo sem vitória no Brasileirão, sequência que trouxe um novo panorama para o clube na busca pela consolidação no G4.

Neste recorte marcado por falta de triunfos, o Leão do Pici deu margem para equipes como Flamengo (4º) e Internacional (5º) se aproximarem. O cenário mais acirrado se potencializa, ainda, pelo fato do Rubro-Negro e Colorado terem um confronto a menos em relação ao time cearense – jogo este em atraso que será disputado entre os dois clubes nesta quarta, 30.

O embate, válido pela 17ª rodada, acontece no Beira-Rio, às 19 horas. Em caso de vitória do Flamengo, a equipe carioca iguala os 57 pontos do Fortaleza na tabela de classificação, mas ultrapassa o Tricolor no critério de desempate por ficar com mais triunfos no certame – 17 contra 16 do Leão. Já se o resultado positivo for conquistado pelo Inter, o cenário fica totalmente embolado.

Isso porque o Colorado tem, atualmente, 52 pontos. Ou seja, em caso de vitória, o time comandado pelo treinador Roger Machado salta para 55, passa o Flamengo e fica a dois pontos de diferença do Fortaleza – que também seguirá pressionado pelo Rubro-Negro. O empate entre o clube gaúcho e carioca é, naturalmente, o melhor desfecho para o escrete vermelho-azul-e-branco.

Vale ressaltar que os comandados de Juan Pablo Vojvoda terão confronto direto com o Flamengo e o Internacional na reta final do Campeonato Brasileiro, na 35ª e 38ª rodada, respectivamente. Pesa a favor o fato de o Leão do Pici encarar tanto o Rubro-Negro como o Colorado na capital cearense, onde está invicto no torneio nacional. São 12 vitórias e quatro empates na campanha como mandante.

+ Confira mais notícias do Fortaleza Esporte Clube

Além do prestígio esportivo, afinal o Fortaleza pode protagonizar a melhor campanha da história do futebol nordestino nos pontos corridos caso termine a atual edição pelo menos na terceira posição, há a questão financeira em jogo. Quanto mais alta a colocação do Leão na tabela, maior será a fatia em percentual que o clube embolsará de premiação.

A premiação por posição – que não inclui os quatro rebaixados – reserva 30% do montante total do direito de transmissão na TV aberta e fechada, que em 2024 ainda é responsabilidade do Grupo Globo. Na última temporada, o valor total foi de cerca de R$ 475 milhões. O campeão Palmeiras embolsou 10%, enquanto o segundo e terceiro colocados, 9,5% e 9%, respectivamente. Os percentuais se mantêm nesta temporada.

Como o valor sofre reajuste de acordo com a média dos índices de inflação, a tendência é de que o montante total seja superior aos R$ 475 milhões de 2023. Em paralelo, claro, estar dentro do G-4 significa vaga direta na fase de grupos da Libertadores, outra fonte importante de renda para 2025.