Fortaleza está a uma vitória de alcançar a melhor pontuação do futebol nordestino na Série A

Com sete jogos restantes, o Leão precisa de mais três pontos para ultrapassar o Vitória e o Sport, que somaram 59 pontos em 2013 e 2015, respectivamente. O ranking é referente ao período dos pontos corridos do Brasileirão

Com o empate obtido em São Paulo contra o Palmeiras, no Allianz Parque, o Fortaleza chegou aos 57 pontos, marca que o coloca próximo de alcançar um feito relevante: protagonizar a melhor campanha em pontuação de um time nordestino na era dos pontos corridos da Série A do Campeonato Brasileiro. Uma vitória separa o Leão do Pici do feito histórico.

Serão sete oportunidades diferentes para o time comandado por Vojvoda atingir a meta – número referente às rodadas restantes no Brasileirão deste ano. Os maiores pontuações somadas até então pertencem ao Vitória e ao Sport. Os Leões rubro-negros conquistaram, cada um, 59 pontos nas edições de 2013 e 2015, respectivamente.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Apesar de não ter alcançado a vaga na Libertadores, o Vitória surpreendeu em 2013. O time, que iniciou o Brasileirão daquele ano com Caio Júnior – vítima fatal na tragédia envolvendo o avião da Chapecoense em 2016 – e terminou com Ney Franco no comando técnico, teve como destaque o centroavante Dinei, autor de 16 gols e vice-artilheiro do certame.

Na campanha, o Vitória teve o terceiro melhor ataque, com 59 gols marcados, e a segunda melhor campanha do segundo turno, atrás apenas do campeão Cruzeiro. Foram 16 vitórias em 38 rodadas disputadas, além de 11 empates e 11 derrotas, ou seja, 51% de aproveitamento. O Sport, dois anos depois, viria a igualar o desempenho do rival nordestino.

Em 2015, apesar de ter sido uma perfomance inédita para o Sport nos pontos corridos, a sexta posição trouxe um certo gosto “amargo” pela expectativa que o time pernambucano criou ao longo da competição. Comandado por Eduardo Baptista em boa parte da campanha – que foi concluída com Falcão –, o Leão da Ilha contou com nomes como Diego Souza, André “Balada” e Hernane "Brocador" no elenco.

+ Confira mais notícias do Fortaleza Esporte Clube

A equipe chegou a liderar o campeonato em cinco ocasiões, mas o desempenho ruim fora de casa, com apenas dois triunfos, fez o Rubro-Negro perder força e terminar na sexta posição. O desempenho na Ilha do Retiro foi o grande diferencial, com 13 vitórias, cinco empates e uma derrota.

Apesar de ter tido menor pontuação que Vitória e Sport, o Fortaleza, em 2021, alcançou a melhor colocação de um clube nordestino no Brasileirão de pontos corridos. No ano de estreia do argentino Vojvoda como treinador da equipe cearense, o Leão, com 58 pontos ganhos, terminou na quarta posição e conquistou vaga inédita à fase de grupos da Copa Libertadores.

Esse, inclusive, é outro contexto em que o atual elenco do Tricolor do Pici pode estabelecer um novo recorde. No cenário da 31ª rodada, o Fortaleza é o terceiro colocado da tabela, com três pontos a mais que o Flamengo (4º) e quatro a menos que o Palmeiras (3º). Em relação ao Internacional (5º), a diferença é de cinco pontos a favor do Leão.

Melhores campanhas em posição de times nordestinos na era dos pontos corridos da Série A:

  • 1º) Fortaleza - 2021 (4º lugar)
  • 2º) Vitória - 2013 (5º lugar)
  • 3º) Sport - 2015 (6º lugar)
  • 4º) Fortaleza - 2022 (8º lugar)
  • 5º) Fortaleza - 2019 (9º lugar)
  • 6º) Fortaleza - 2023 (10º lugar)

Melhores campanhas em pontuação de times nordestinos na era dos pontos corridos da Série A:

  • 1º) Vitória - 2013 (59 pontos)
  • 1º) Sport - 2015 (59 pontos)
  • 2º) Fortaleza - 2021 (58 pontos)
  • 3º) Fortaleza - 2022 (55 pontos)
  • 4º) Fortaleza - 2023 (54 pontos)
  • 5º) Fortaleza - 2019 (53 pontos)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar