Fortaleza completa 106 anos em momento histórico para o clube na Série A

Em terceiro colocado com 56 pontos, o Tricolor do Pici está prestes a bater não somente suas marcas históricas, mas também de toda a região Nordeste

O Fortaleza completa 106 anos de história nesta sexta-feira, 18 de outubro, em um dos momentos mais importantes da história do clube no Campeonato Brasileiro Série A. Na terceira colocação com 56 pontos, o Tricolor do Pici está prestes a bater não somente suas marcas históricas, mas também as de toda a região Nordeste.

Dentro do G4 da Série A, o Leão pode ultrapassar a sua melhor campanha na primeira divisão, quando fez 58 pontos e terminou em quarto colocado na edição de 2021 do Brasileirão. Atualmente com 56 pontos, o Fortaleza precisa de somente mais dois para igualar e três para superá-la.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Mas o time comandado por Juan Pablo Vojvoda pode ir mais além. Se fizer mais quatro pontos nas últimas oito partidas que restam no certame nacional, o Tricolor também passará a ser o time nordestino com maior pontuação desde o início dos pontos corridos na Série A.

Os recordistas da região são Vitória e Sport, que alcançaram 59 pontos em 2013 e 2016, respectivamente.

Ano de altos e baixos

O Fortaleza já viveu muitos altos e baixos nesta temporada de 2024. Tendo conquistado um pentacampeonato inédito na história do clube em 2023 e vivendo a possibilidade de ser o primeiro hexacampeão no Estado, o Leão viu o início do ano começar com uma tragédia: o atentado ao ônibus que carregava a delegação, em Recife, após a partida contra o Sport, na Arena Pernambuco, no dia 22 de fevereiro.

O incidente, que deixou atletas tricolores machucados e fora de combate por um tempo, continuou reverberando ainda nos meses seguido após o acontecimento. Recuperado e precisando dar seguimento à temporada, o Leão viu o Ceará voltar a ser campeão estadual nas penalidades e dar fim ao sonho do hexacampeonato.

Apesar da perda do título, o Tricolor do Pici não demorou muito para entrar nos trilhos e viver um dos seus melhores momentos nesta temporada: uma goleada sobre o gigante argentino Boca Juniors em uma Arena Castelão lotada.

A partir daí, o Fortaleza entrou em uma boa fase. Apesar do começo ruim no Campeonato Brasileiro, a campanha em destaque na Copa Sul-Americana dava expectativa ao torcedor de poder viver novamente uma final internacional.

Em maio, no entanto, O escrete vermelho-azul-e-branco foi eliminado pelo Vasco, em disputa de pênaltis em São Januário. A saída do certame, no entanto, pareceu dar respiro a um Fortaleza que vivia um calendário bem recheado, jogando Série A, Copa do Brasil, Sula e Copa do Nordeste.

No mês seguinte, em junho, o Tricolor do Pici viveu uma verdadeira montanha-russa. Após levantar o troféu de tricampeão da Copa do Nordeste, na final contra o CRB, em Alagoas, o clube sofreu uma dura goleada para o Cuiabá, por 5 a 0, resultado que seria o ponto-chave para o elenco.

Virada de chave

Após a goleada, os comandado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda conseguiram virar a chave e entraram em uma boa fase, tanto na Sula quanto no Brasileirão, se alçando à briga pelo título da Série A, se tornando uma força dominante jogando na Arena Castelão e conquistando pontos importantes fora de casa.

A classificação para as quartas de final após eliminar o Rosario Central, da Argentina, também seria outro bom momento vivido pelos torcedores tricolores, que viram seu time dar mais um passo rumo à tão desejada final. O enredo, no entanto, não teria desfecho feliz. Na próxima fase, nas quartas de final, o Leão caiu diante do Corinthians.

Com somente o Brasileirão em foco, Vojvoda conseguiu fazer o time continuar na briga pela liderança, algo antes inimaginável para o torcedor tricolor. Faltando oito rodadas, o Leão ainda pode sonhar com o título, visto que está somente a quatro pontos de distância do líder Botafogo – que pode aumentar a diferença, já que ainda joga nesta sexta-feira, contra o Criciúma, no Rio de Janeiro.

Apesar dos altos e baixos vividos no ano do 106º aniversário, o Fortaleza vive um momento histórico para o clube, que se firmou de vez como um clube de Série A e briga, cada vez mais forte, por títulos nacionais e internacionais.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar