Fortaleza tem prazo até dezembro para exercer opção de compra de Kuscevic

Acordo com o Coritiba prevê que o Leão tem até o mês de encerramento da Série A para adquirir 50% dos direitos econômicos do zagueiro chileno

16:08 | Out. 17, 2024

Por: Afonso Ribeiro
Zagueiro Kuscevic comemora gol no jogo Fortaleza x Athletico-PR, no PV, pelo Campeonato Brasileiro Série A 2024 (foto: Lucas Emanuel/FCF)

Titular da seleção do Chile nos jogos contra Brasil e Colômbia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, o zagueiro Kuscevic deverá acertar em definitivo com o Fortaleza. O Esportes O POVO apurou que o clube do Pici, por contrato, tem até dezembro como prazo para exercer a opção de compra junto ao Coritiba.

O vínculo de empréstimo do defensor de 28 anos estabelece que o Tricolor pode adquirir os 50% dos direitos econômicos que pertencem ao Coxa por 1,5 milhão de dólares (em torno de R$ 8,5 milhões na cotação atual) — a outra metade é do Palmeiras. Vale lembrar que até o último mês do ano, mesmo que o Coritiba receba outras ofertas, a prioridade é do Fortaleza.

Pelo acordo entre os clubes, o Leão não precisa notificar os paranaenses de que irá comprar Kuscevic, basta concretizar a operação nos moldes já estabelecidos — o que não impede uma eventual repactuação dos termos. Com o fim do Campeonato Brasileiro marcado para 8 de dezembro, o Fortaleza deve se movimentar até lá.

Números de Kuscevic no Brasileirão:

  • 15 jogos (14 como titular)
  • 1 gol
  • 84% de passes certos por partida
  • 1,5 desarme por jogo (média)
  • 2,3 bolas recuperadas por jogo (média)
  • 5,7 cortes por jogo (média)

Fonte: Sofascore

Kuscevic chegou ao Pici no início de fevereiro, em negociação que envolveu a ida de Benevenuto para o Couto Pereira, também por empréstimo. O camisa 13 ganhou espaço na defesa tricolor e já disputou 36 jogos, com dois gols marcados. Esta já é a temporada da carreira do defensor com mais partidas oficiais por um clube, superando as 34 de 2023, entre Coritiba (32) e Palmeiras (2).

 

O desempenho fez o zagueiro chileno voltar a ser convocado pela seleção nacional, o que não ocorria desde 2022. Sob o comando de Ricardo Gareca, Kuscevic foi chamado para um amistoso contra o Paraguai, para a disputa da Copa América, nos Estados Unidos, e duas vezes para rodadas das Eliminatórias, assumindo a titularidade nos compromissos da Data Fifa mais recente — La Roja acabou amargando duas derrotas: 2 a 1 para o Brasil e 4 a 0 diante da Colômbia.

A carreira de Kuscevic

Revelado pela Universidad Católica, do Chile, Benjamín Kuscevic teve breve passagem pelas categorias de base do Real Madrid e retornou ao clube de origem em 2016, quando se firmou no elenco profissional. A saída da terra natal ocorreu em 2020, quando se transferiu para o Palmeiras.

No Verdão, em três temporadas e meia, entrou em campo apenas 42 vezes. No ano passado, foi comprado pelo Coritiba por R$ 6 milhões, mas não permaneceu para esta temporada após o rebaixamento para a Série B.