Fortaleza está entre os times com mais cartões vermelhos da Série A; veja ranking

Brítez é o jogador mais indisciplinado do elenco tricolor, com duas expulsões e 11 cartões amarelos em 23 jogos disputados no Brasileirão

17:07 | Out. 17, 2024

Por: Mateus Moura
Zagueiro Brítez no jogo Fortaleza x Palmeiras, no Castelão, pelo Campeonato Brasileiro Série A 2024 (foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC)

O frustrante empate com o Atlético-MG, levando em consideração o contexto do jogo em que o Fortaleza atuou em casa contra os reservas do time mineiro, ficou marcado pelas duas expulsões do Leão do Pici, protagonizadas por Marinho e Tinga. A equipe cearense está, inclusive, entre os clubes do Campeonato Brasileiro com o maior número de cartões vermelhos.

Em 30 rodadas disputadas, o Fortaleza teve dez jogadores expulsos, o que representa uma média de um cartão vermelho a cada três partidas. Outros dois clubes da Série A possuem a mesma quantidade de expulsões que o Tricolor: Atlético-MG e Juventude. O Fluminense, com 11, e o Atlético-GO, com 13, completam o topo da lista.

Oito atletas do Leão já foram expulsos no Brasileirão. Brítez e Hércules, ambos com dois vermelhos, são os mais indisciplinados não apenas do time cearense, mas entre todos na atual edição do torneio. A dupla está empatada com outros cinco atletas no ranking: Alix Vinícius (Atlético-GO), Zé Marcos (Juventude), Battaglia (Atlético-MG), Marlon (Cruzeiro) e Allano (Criciúma).

Além de Brítez e Hércules, Marinho, Tinga, Zé Welison, Eros Mancuso, Kuscevic e Renato Kayzer também foram advertidos com cartão vermelho em algum momento da competição. Nos confrontos em que amargou expulsões, o Fortaleza conseguiu vencer três: Bahia (4 a 1), Atlético-GO (3 a 1) e São Paulo (1 a 0), todos no Castelão.

+ Confira mais notícias do Fortaleza Esporte Clube

Contra o Vasco e Cuiabá, sendo este último com dois a menos, o Leão foi derrotado em ambos os jogos fora de casa. O time também empatou com o Atlético-MG, também com dois jogadores a menos, e com o Athletico-PR. Já em relação aos cartões amarelos, o Fortaleza totaliza 90, o que equivale, em média, a três por jogo. O São Paulo, com 105, e o Corinthians, com 101, lideram a lista.

Emanuel Brítez, novamente, aparece como destaque negativo. O defensor argentino soma 11 cartões amarelos e está entre os jogadores com mais advertências da Série A, atrás apenas de Luciano (12), do São Paulo, e Jádson (13), do Juventude. Pedro Augusto e Lucero, com sete advertências cada, são outros do Fortaleza com alto número de cartões.

Clubes com mais expulsões na Série A 2024:

  • 1º - Atlético-GO: 13 expulsões
  • 2º - Fluminense: 11 expulsões
  • 3º - Fortaleza, Juventude e Atlético-MG: 10 expulsões
  • 4º - São Paulo e Corinthians: 9 expulsões

Jogadores da Série A 2024 com mais cartões vermelhos:

  • Brítez (Fortaleza) - 2 cartões vermelhos
  • Hércules (Fortaleza) - 2 cartões vermelhos
  • Allano (Criciúma) - 2 cartões vermelhos
  • Marlon (Cruzeiro) - 2 cartões vermelhos
  • Zé Marcos (Juventude) - 2 cartões vermelhos
  • Alix Vinícius (Atlético-GO) - 2 cartões vermelhos
  • Battaglia (Atlético-MG) - 2 cartões vermelhos

Fonte: Footstats