Fortaleza mira mais nove pontos por Libertadores e fator casa pode ser determinante
O Leão terá mais quatro jogos como mandante na Série A e dois são contra times que também brigam pelo G-4Ainda vivo na briga pelo título do Brasileirão com Botafogo (1º) e Palmeiras (2º), o Fortaleza, naturalmente, tem situação muito bem encaminhada por uma vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores da próxima temporada. O Leão do Pici mira mais nove pontos para selar a classificação.
O cenário atual é confortável para o Tricolor no G-4. Na terceira colocação, com 55 pontos, os comandados de Juan Pablo Vojvoda possuem oito de vantagem em relação ao São Paulo, que ocupa o quinto lugar, e quatro a mais que o Flamengo, que está na quarta posição. O Internacional (6º) e o Bahia (7º), com 46 e 45 pontos, respectivamente, também almejam um lugar no topo.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Fortaleza tem 99,57% de chance de estar presente na Libertadores de 2025, seja na fase de grupos ou na preliminar. Ampliando o olhar para o G-6, é o Bahia quem aparece como “ameaça” ao pelotão de cima. O Leão, entretanto, tem dez pontos a mais que o Esquadrão.
Ainda segundo a projeção da UFMG, a margem de 64 pontos garante 99,95% de chance de ida ao principal torneio do continente. Assim, o escrete vermelho-azul-e-branco precisa conquistar mais três vitórias nos nove jogos restantes no Campeonato Brasileiro. Com 67 pontos — ou seja, mais quatro triunfos — o percentual sobe para 100%.
Considerando as últimas cinco edições da Série A, a média para terminar o torneio como quarto colocado foi de 63 pontos. O próprio Fortaleza, em 2021, alcançou o G-4 com 58 pontos — a menor pontuação neste recorte. O Flamengo, em 2023, somou 66 pontos, mas com 65 já garantiria a zona.
- Flamengo - 4º lugar em 2023 com 66 pontos (65 já garantiria G-4)
- Corinthians - 4º lugar em 2022 com 65 pontos (63 já garantiria G-4)
- Fortaleza - 4º lugar em 2021 com 58 pontos
- São Paulo - 4º lugar em 2020 com 66 pontos (65 já garantiria G-4)
- Grêmio - 4º lugar em 2019 com 65 pontos
Das nove partidas que restam para o Fortaleza, quatro serão como mandante. O fator casa pode ser determinante, tendo em vista que o Tricolor do Pici está invicto na Arena Castelão em jogos pela Série A. Em 15 duelos, foram três empates, todos no início do certame, e 12 vitórias, obtidas de forma consecutiva.
O primeiro adversário será o Atlético-MG, na próxima quarta-feira, 16, às 21h45min, no Gigante da Boa Vista, pela 30ª rodada. O Galo, focado na Copa do Brasil e Libertadores, conta com uma série de desfalques e jogará contra o Leão com um time alternativo, repleto de reservas. Nomes como Hulk e Deyverson, suspensos, sequer estarão no banco de reservas.
Além do Galo, o Leão terá, em casa, dois confrontos diretos por essa briga pelo G-4, ambos já na reta final. Isso porque o Tricolor recebe o Flamengo, pela 35ª rodada, e o Internacional, no último jogo na competição nacional deste ano. Antes dos dois duelos, os comandados de Vojvoda encaram o Vasco, também na capital cearense.
Jogos restantes do Fortaleza como mandante na Série A:
- Fortaleza x Atlético-MG - 30ª rodada
- Fortaleza x Vasco - 33ª rodada
- Fortaleza x Flamengo - 35ª rodada
- Fortaleza x Internacional - 38ª rodada
Jogos restantes do Fortaleza como visitante na Série A:
- Palmeiras x Fortaleza - 31ª rodada
- Juventude x Fortaleza - 32ª rodada
- Fluminense x Fortaleza - 34ª rodada
- Vitória x Fortaleza - 36ª rodada
- Atlético-GO x Fortaleza - 37ª rodada