Fortaleza recebe convite para participar da Liga Nacional de Futsal
No ano, o Tricolor de Aço disputou quatro competições. Na Copa do Estado foi campeão em final diante do São de Jaguaribe, enquanto na Copa do Brasil ficou com o vice campeonato
09:49 | Out. 09, 2024
O desempenho positivo do Fortaleza Futsal nesta temporada de 2024 — que marcou o retorno do time à modalidade — vem chamando atenção. Diante disso, o clube recebeu o convite para participar da Liga Nacional de Futsal (LNF).
A informação foi confirmada com o presidente do Leão, Alex Santiago. "O Fortaleza futsal recebeu convites da Liga Nacional de Futsal para poder integrar a Liga. Nós estamos avaliando quais passos vamos dar para 2025, mas o torcedor pode estar certo de que nós estaremos competindo no mais alto nível".
No entanto, mesmo com o interesse, o Esportes O POVO apurou que a tendência é de que os clubes que compõe a LNF migrem para o Campeonato Brasileiro.
Leia mais
No ano, o Tricolor de Aço disputou quatro competições. Na Copa do Estado foi campeão em final diante do São de Jaguaribe, enquanto na Copa do Brasil ficou com o vice campeonato, perdendo a decisão para o Atlântico Erechim-RS.
O escrete comandado pelo técnico Facó segue na briga por duas taças: Campeonato Cearense e Brasileiro. No estadual, enfrentará o São João de Jaguaribe na final. Já no nacional, está na semifinal, onde venceu o Sport por 3 a 2, no jogo de ida, nesta última segunda-feira, 7.
Diferença entre Liga Nacional e Campeonato Brasileiro
Criada em 1996 pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), a Liga Nacional de Futsal é um dos torneios mais tradicionais da modalidade em todo o mundo, reunindo grandes equipes do cenário, como Carlos Barbosa, Joinville, Magnus, Corinthians, dentre outros.
Todavia, em 2015 a CBFS deixou administração da LNF, que passou a ser conduzida de forma independente, desde então. Em setembro de 2023, após brigas internas por questão de arbitragem entre as duas entidades, a confederação criou o Campeonato Brasileiro de Futsal, composto por 20 clubes, dentre eles, Fortaleza e Ceará.
Atualmente, seja quem for o vencedor de ambos, não garante vaga na Libertadores. Diante disso, existe o interesse da CBFS em unificar os dois campeonatos para que possa direcionar o vencedor para o certame internacional.
Nos moldes atuais, s Supercopa do Brasil é a competição que permite os clubes irem à Libertadores. O Leão do Pici tem presença confirmada no torneio nacional por ter sido finalista da Copa do Brasil.