Fortaleza visita Grêmio em Porto Alegre de olho na liderança da Série A

O Leão pode retomar o posto mais alto da tabela do Brasileirão, pelo menos de forma provisória, caso vença o Imortal. A bola rola às 21h30min, nesta sexta-feira, 4, na Arena do Grêmio

20:10 | Out. 03, 2024

Por: Mateus Moura
Volante Matheus Rossetto no jogo Fortaleza x Fluminense, no Castelão, pelo Campeonato Brasileiro Série A 2024 (foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC)

Embalado pelas duas vitórias consecutivas na Arena Castelão, o Fortaleza visita o Grêmio-RS nesta sexta-feira, 4, às 21h30min, na Arena do Grêmio, pela 29ª rodada da Série A, querendo manter o bom momento no torneio nacional. A partida representa a possibilidade de o Leão do Pici retomar a liderança da tabela, pelo menos de forma momentânea.

Para voltar à primeira colocação, posto que ocupou por uma rodada até agora no certame — entre a 24ª e 25ª —, o Tricolor precisa obrigatoriamente vencer o Imortal em Porto Alegre (RS). Caso conquiste o triunfo, o time cearense chega aos 58 pontos, ultrapassa Palmeiras-SP e Botafogo-RJ e iguala a campanha histórica de 2021, quando terminou o Brasileiro na quarta posição.

O Verdão, com 56 pontos, e o Glorioso, com 57, jogam no sábado, 5, e podem recuperar as posições perdidas na hipótese de vitória do Fortaleza. Enquanto o clube paulista visita o RB Bragantino no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP), a equipe carioca vai até Curitiba (PR) enfrentar o Athletico-PR na Ligga Arena.

Rival do Fortaleza, o Grêmio encara situação adversa no Campeonato Brasileiro. Na 14ª colocação, o Imortal ainda sob o perigo da zona de rebaixamento, cuja distância é de quatro pontos para o Vitória-BA, atual 17º, e tenta se estabilizar no torneio. A campanha mediana — irregular — fica evidenciada pelos últimos seis jogos: duas vitórias, duas derrotas e dois empates.

"O futebol brasileiro é, sem dúvidas, o melhor da América do Sul. Jogar contra equipes da metade da tabela, que têm jogadores de uma grande qualidade, torna tudo mais competitivo. Creio que todas as partidas são difíceis. É bonito ter essa competitividade”, destacou o lateral Eros Mancuso, em entrevista na última terça-feira, véspera do embarque da delegação do Leão para Caxias do Sul (RS), de onde seguiu de ônibus até Porto Alegre.

Embora leve desvantagem no retrospecto geral — são 11 triunfos do clube gaúcho contra quatro do cearense —, o recorte recente é bem favorável ao Fortaleza. Isso porque o time do Pici defende uma invencibilidade de oito partidas consecutivas sem perder para o Grêmio. O último revés cearense para o Imortal ocorreu em 2019, no primeiro turno do Brasileirão daquela temporada.

+ Confira mais notícias do Fortaleza Esporte Clube

Em contrapartida, o Leão tem o tabu de nunca ter vencido o clube gaúcho atuando como visitante. O Tricolor do Pici encarou o Tricolor de Porto Alegre em nove ocasiões fora da capital cearense, condição em que sofreu seis derrotas e conquistou três empates.

Para o confronto, Vojvoda tem quatro desfalques. O volante Lucas Sasha e o atacante Moisés, lesionados, estão fora do jogo. O zagueiro Brítez e o também atacante Marinho, suspensos, completam a lista de ausências do Fortaleza. Pelo lado do Grêmio, Renato Gaúcho não conta com o goleiro Marchesín, o volante Villasanti e o meia Monsalve, todos suspensos.

Vale destacar que o próprio Renato Gaúcho também não estará em campo comandando o time, já que cumpre o último jogo de suspensão por punição definida pelo Supremo Tribunal e Justiça (STJD). Por outro lado, os atacantes Soteldo e Diego Costa ficam à disposição e figuram como novidades.

Grêmio x Fortaleza: ficha técnica

Grêmio
4-3-3: Caíque; João Pedro, Gustavo Martins, Kannemann e Reinaldo; Pepê, Dodi e Cristaldo; Edenílson, Aravena e Braithwaite (Soteldo). Téc: Marcelo Salles.

Fortaleza
4-3-3: João Ricardo; Mancuso, Kuscevic, Cardona e Bruno Pacheco; Hércules, Rossetto e Pochettino; Breno Lopes, Lucero e Pikachu. Téc: Vojvoda

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Horário: 21h30min (de Brasília)
Data: 04/10/2024
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda/ES
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA)/RJ e Douglas Pagung/ES
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-FIFA)/SP
Transmissão: Rádio O POVO CBN, O POVO CBN Cariri, Youtube e Facebook O POVO e Premiere