Fortaleza bate Cuiabá, chega a 12 vitórias seguidas em casa na Série A e cola na liderança

O Leão se mantém na terceira colocação do campeonato com 55 pontos e precisa de apenas mais uma vitória para igualar campanha de 2021

18:00 | Set. 29, 2024

Por: Rangel Diniz
Hércules e Kervin Andrade comemoram gol no jogo Fortaleza x Cuiabá, no Castelão, pela Série A 2024 (foto: Fábio Lima)

Consolidado no G-4 da Série A do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza venceu mais uma partida dentro de casa, a 12° seguida no torneio nacional, e colou no líder Botafogo. Desta vez, o Tricolor bateu o Cuiabá, em jogo válido pela 28° rodada, que aconteceu na Arena Castelão, na tarde deste domingo, 29. O gol da vitória do Leão, por 1 a 0, foi marcado pelo volante Hércules.

Assim, o time de Vojvoda – que se mantém como melhor mandante do campeonato com 24 gols marcados e apenas sete sofridos –, chegou a 55 pontos na competição, atrás apenas do Palmeiras (56) e Botafogo, líder do campeonato, que tem 57 de pontuação, apenas dois a mais que o clube cearense.

O JOGO – FORTALEZA X CUIABÁ

Sabendo da própria força jogando em seus domínios, o time de Vojvoda buscou controlar as ações desde o primeiro minuto de jogo. Com a fama de equipe reativa na competição – por ficar pouco com a bola e aproveitar os contra-ataques, o Tricolor, desta vez, buscava trocar mais passes curtos e ficar com a posse, tomando conta do tempo do jogo.

Para isso, Vojvoda realizou algumas alterações no time. Na linha defensiva – desta vez composta por quatro estrangeiros –, a dupla de laterais foi montada com Brítez, que trabalhou como zagueiro em momentos do jogo para fazer a saída de bola, e Eros Mancuso, que fez mais corridas ofensivas e foi participativo pelo lado esquerdo.

Vojvoda optou por Mancuso, ainda que tivesse Felipe Jonathan e Bruno Pacheco na reserva. O primeiro, não fez bons jogos diante do Corinthians na eliminação na Copa Sul-Americana; O segundo, finalizou a transição após se recuperar de uma tendinite no joelho esquerdo.

Visando maior movimentação no setor ofensivo, Vojvoda sacou o garçom do time, Pochettino, que não vive boa fase, para colocar o venezuelano Kervin Andrade. O jovem fez boas conexões no meio de campo, em especial com Matheus Rosseto, ainda que tenha perdido a bola em diferentes ocasiões por demorar a tomar decisões. Saiu dos pés do meia os dois cruzamentos que geraram perigo em chances de Brítez e Renato Kayzer na primeira etapa.

Outra boa chance do Fortaleza nos 45 minutos iniciais foi a finalização de Emanuel Brítez de fora da área, que parou em grande defesa do goleito Walter. Contudo, o Fortaleza parecia que não passaria disso em chances criadas, faltava criatividade ao ataque do Leão.

Mesmo que muito distante do que fez na partida do primeiro turno, quando goleou o Fortaleza por 5 a 0, o Cuiabá se posicionava bem defensivamente, dificultando o êxito do Leão do Pici, mas não conseguia criar chances em contra-ataques. Os atacantes do Dourado não marcam há mais de um mês. Por isso, passou grande parte do jogo sendo passageiro e tentando se manter bem na defesa.

Aos 49 minutos da primeira etapa, o Fortaleza conseguiu abrir o placar. Breno Lopes avançou pela esquerda e buscou um cruzamento para Renato Kayzer. A zaga do Cuiabá conseguiu cortar, mas na disputa pela bola, ela sobrou nos pés do volante Hércules, que chutou alto e balançou as redes do Dourado.

Na segunda etapa, o Fortaleza ampliou a tranquilidade que aprensentava no primeiro tempo, ainda que tenha continuado pouco produtivo. O Cuiabá tentava lançamentos para Isidro Pita, que esbarraba em bom jogo de Emanuel Brítez.

Vojvoda colocou Pochettino na partida, substituição que fez o Fortaleza voltar a ter mais chances, ainda que o ritmo morno tenha se mantido, de forma que parecia proposital pelo Leão do Pici.

O Dourado via poucas chances de reagir no jogo, principalmente pela boa formatação defensiva do Tricolor, enquanto o Fortaleza sabia que uma vitória simples lhe deixaria a apenas dois pontos do líder, o que aconteceu ao fim da partida.