Fortaleza repetiu placar para avançar contra o Corinthians dez vezes em mata-mata como visitante

Nesta temporada, o Leão goleou o Sport como visitante, no Recife, na semifinal da Copa do Nordeste

Precisando de dois gols para levar a disputa para os pênaltis, o Fortaleza tem uma dura missão contra o Corinthians, na noite desta terça-feira, 24, na Neo Química Arena, em São Paulo, pelas quartas de final da Sul-Americana. No histórico de jogos de mata-mata como visitante, o Leão do Pici venceu dez partidas com dois gols de diferença ou mais, placar necessário para sonhar com a classificação na competição internacional.

Na partida de ida contra o Corinthians, os cearenses foram derrotas por 2 a 0. Em Itaquera, o time comandado por Vojvoda precisa vencer por dois de diferença para levar o duelo para os pênaltis ou mais gols para avançar no tempo normal.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Entre os confrontos recentes nos quais o Tricolor alcançou o placar como visitante em mata-mata, duas partidas recentes foram marcantes.

A primeira delas é o 4 a 1 sobre o Sport, dentro da Arena de Pernambuco, em confronto válido pela semifinal da Copa do Nordeste deste ano. Meses após o terrível atentado contra o ônibus da delegação do Fortaleza em Recife, o Tricolor retornou ao palco da tragédia para ver um espetáculo protagonizado por Moisés. A grande atuação do camisa 21 rendeu uma vaga na final do torneio.

No ano passado, o Leão do Pici foi até Belo Horizonte enfrentar o América-MG em um embate válido pelo jogo de ida das quartas de final da Sul-Americana. Em um confronto marcado pela grande atuação de Guilherme, o clube cearense venceu por 3 a 1 e encaminhou sua classificação para a semifinal da competição.

Em Copa do Brasil, o placar de dois ou mais gols fora de casa foi favorável ao Fortaleza em sete oportunidades e a equipe se classificou em seis delas. As partidas mais recentes foram o 3 a 0 sobre o Águia de Marabá, válido pelo jogo da volta da terceira fase de 2023, e sobre o Fluminense-PI em 2024, em um duelo de primeira fase.

O embate contra o Atlético-MG no Mineirão, em 2006, é um dos mais traumáticos para o torcedor. Os clubes se encontraram nas oitavas de final da Copa do Brasil, um ano após o Leão ter contribuído para o rebaixamento do Galo. Em Belo Horizonte-MG, o Tricolor venceu por 2 a 0, com gols de Alan e Preto Casagrande, mas no Castelão perdeu por 3 a 1 e foi eliminado por causa do critério de gols fora de casa.

Na primeira fase da competição nacional, o Fortaleza venceu o Sampaio Corrêa duas vezes, uma por 2 a 0, em 2001, e por 3 a 1, em 2007; superou ainda o Vila Nova por 4 a 2, em 2002; e o Vilhena por 3 a 1, em 2006.

Em outras competições nacionais, o Fortaleza já conseguiu uma goleada no estado de São Paulo. Em tempos de Clodoaldo, Vinicius e Finazzi, o Leão venceu o Etti Jundiaí por 6 a 1 no jogo da ida da semifinal do Brasileirão Série B de 2002 e carimbou o passaporte para a decisão.

Confira a lista de jogos completa:

Primeira Fase Copa do Brasil 2001. 2x0 Sampaio Corrêa - jogo único

Primeira Fase Copa do Brasil 2002. 4x2 Vila Nova - jogo único

Semifinal Série B de 2002. 6x1 Etti Jundiaí - Jogo de Ida (Classificou no jogo de volta)

Primeira Fase Copa do Brasil 2006. 3x1 Vilhena - jogo único

Oitavas Copa do Brasil 2006. 2x0 Atlético MG - jogo de ida (Eliminado no jogo da volta)

Primeira Fase Copa do Brasil de 2007. 3x1 Sampaio Corrêa - jogo único

Terceira Fase Copa do Brasil de 2023. 2x0 Águia de Marabá - jogo de volta (Passou de fase)

Primeira Fase Copa do Brasil de 2024 3x0 Fluminense PI - Jogo único

Semifinal Copa do Nordeste de 2024 4x1 Sport - Jogo único

Quartas Copa Sul Americana 2023 3x1 América MG - jogo de ida - (passou de fase no jogo da volta)

Fonte: Luca Laprovitera e David Barboza (historiadores do Fortaleza Esporte Clube)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar